Os cerca de 800 metros da antiga e desclassificada Estrada Nacional 324, que ficaram sem alcatrão novo porque a sua jurisdição era declinada pelos Municípios de Carrazeda de Ansiães e Vila Flor, pertencem, afinal, ao concelho vila-florense.
Corpo do artigo
A garantia foi dada pelo Ministério da Economia e Emprego ao deputado comunista Agostinho Lopes, que exigiu esclarecimentos sobre a caricata situação noticiada pelo JN em Novembro do ano passado.
Na resposta à pergunta do deputado do PCP, o ministério de Álvaro Santos Pereira diz que o troço em causa pertence ao município de Vila Flor, desde 2009, altura em que a via foi desclassificada e passou a ter caráter municipal, deixando de estar sob a alçada da Estradas de Portugal (EP). De resto era esta a desconfiança, já na altura, do autarca de Carrazeda, José Luís Correia, corroborada pela população mais idosa de Vilarinho da Castanheira, aldeia que é servida por aquela via, e em cujas imediações terminou a beneficiação operada pela Câmara de Ansiães.
O vice-presidente da Câmara de Vila Flor, Fernando Barros, assume agora que a sua parte da beneficiação da via terminou 800 metros antes do que devia, mas "o lapso foi da EP" já que o protocolo de financiamento firmado entre ambas as partes aquando da desclassificação da estrada "apenas previa a requalificação de 5900 metros". E foram só estes os que acabaram por ser pavimentados. Barros espera agora que a EP aumente o financiamento para que a empreitada possa contemplar também o troço que ninguém queria.