A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira assinou um contrato para a reabilitação do Teatro Salvador Marques de Alhandra. É o renascimento do interesse pelo espaço centenário, que há 20 anos a população pretendia recuperar.
Corpo do artigo
A reabilitação do Teatro Salvador Marques de Alhandra, com uma área de intervenção de 930,67 metros quadrados, pretende criar um novo centro cultural dedicado às artes performativas como espetáculos de dança, música e teatro. Segundo o caderno de encargos, o projeto contempla a reconstrução da fachada original, a construção de um novo corpo do edifício nas imediações, com a criação de um café-concerto e de um auditório, entre outras valências.
O contrato de adjudicação do projeto de reabilitação do teatro, assinado na Galeria Augusto Bértholo, assinala “um momento particularmente relevante, sob o ponto de vista cultural e patrimonial”, tanto da freguesia de Alhandra, como do concelho de Vila Franca de Xira, refere o presidente da Câmara Municipal, Fernando Paulo Ferreira.
Património removido
Em declarações à Lusa, o presidente da Câmara disse que “o edifício se encontrava ao abandono” há várias décadas, num estado de grande degradação. A Câmara Municipal tomou a iniciativa de remover do interior o património “aproveitável e com valor”, ficando o mesmo ao encargo do município, disse.
O projeto, com um investimento municipal de 75 mil euros, está em preparação para a entrega de uma candidatura pela Área Metropolitana de Lisboa, a um cofinanciamento ao abrigo dos fundos europeus, através dos Investimentos Territoriais Integrados (ITI), a ser submetida até dezembro de 2025.