Vila Real abastecida pela barragem do Pinhão devido a níveis críticos no Sordo
O concelho de Vila Real passou a ser abastecido pela barragem do Pinhão, tendo sido a barragem do Sordo abandonada devido aos níveis de água preocupantes que apresenta.
Corpo do artigo
Rui Santos, presidente do município, afirmou que são também grandes as preocupações com a questão da água e lembrou a campanha de sensibilização lançada em julho que apela à poupança.
"Ainda esta semana acertamos com a empresa Águas do Norte que o concelho de Vila Real passaria a ser abastecido pela barragem do Pinhão, abandonando o abastecimento da barragem do Sordo porque está com uma reserva de água já com um nível muito preocupante", afirmou aos jornalistas.
A barragem do Pinhão situa-se na zona de Torre do Pinhão, concelho de Sabrosa, possui uma capacidade de armazenamento de 4,2 milhões de metros cúbicos de água e entrou em funcionamento em 2007.
O sistema do Sordo entrou em funcionamento em 1999 e fornece água também ao concelho de Santa Marta de Penaguião.
Rui Santos lembrou ainda que já há alguns meses que o o abastecimento pela barragem do Alvão deixou de ser feito por ter atingido também níveis críticos de água.
"Demos também ordem aos nossos serviços para que não haja regas com água pública em nenhum dos jardins", acrescentou.
Rui Santos referiu que o município começou a trabalhar na problemática da água "já há alguns meses" e garantiu que o "abastecimento de água para consumo humano foi garantido em toda a extensão do concelho de Vila Real".
"A nossa campanha, a chamada de atenção, julgo que foi bem apreendida e permitiu-nos chegar ao dia de hoje sem nenhum problema de maior", frisou.
"Água. Poupe agora... para não faltar depois!" foi o mote da campanha de sensibilização que a Empresa Municipal de Água e Resíduos (EMAR) de Vila Real promoveu junto da população.
O apelo, que ainda se mantém apesar da chuva que começou hoje a cair na região, pede a poupança da água quer a nível doméstico, quer nas regas ou lavagens de carros.