Programa das comemorações de um século de cidade foi apresentado esta sexta-feira. O concerto com uma banda internacional de renome será um dos momentos altos.
Corpo do artigo
A cidade de Vila Real comemora 100 anos, entre 14 de março e o final de dezembro, com 100 iniciativas. O menu apresentado pela Câmara Municipal, esta quinta-feira, engloba concertos musicais, espetáculos de teatro, eventos desportivos, lançamentos de livros, exposições, atribuição de medalhas comemorativas e muitos outros.
Foi no dia 20 de julho de 1925 que Vila Real foi elevada à condição de cidade. Apesar disso, nunca deixou de ser chamada de "Bila", epíteto que ainda hoje serve para denominar vários eventos. "Permanecerá para sempre nos nossos corações", sublinhou o presidente do município, Rui Santos, durante a apresentação das comemorações.
Dada a importância da efeméride, a autarquia não quis deixar de preparar um programa que "orgulhe todos os vila-realenses" e que "lance os próximos 100 anos da cidade", como "capital de um concelho vibrante e dinâmico".
Salientando que 2025 terá muitas dezenas de eventos comemorativos e muitos complementares, Rui Santos destacou os mais simbólicos. É o caso da plantação da árvore do centenário ao lado dos Paços do Concelho, no dia 21 de março. "Vai assinalar o nosso primeiro século e desejamos que nos leve para muitos mais séculos de sucesso", disse o autarca.
Para dezembro está agendada a criação de uma "cápsula o tempo", que, segundo o presidente da câmara, vai "preservar para as gerações futuras a realidade de Vila Real nos seus 100 anos". Como tal, só deverá ser aberta quando a cidade completar os dois séculos. O modelo da cápsula será desvendado mais tarde durante este ano.
Gisela João, Júlio Pereira, Xutos e Pontapés, Rui Veloso, Sara Correia, Plutónio, Diogo Piçarra, Milhanas, Ana Moura, Carlão e Nininho Vaz Maia são os nomes mais sonantes do cartaz musical. Porém, para 5 de julho - no fim de semana das corridas de automóveis - está reservado o concerto do centenário. "Pela primeira vez receberemos uma grande banda internacional, num concerto gratuito na Avenida Carvalho Araújo". Rui Santos promete desvendar o nome da banda em breve.