Vinte e sete anos depois de iniciar o apoio domiciliário aos mais velhos de Andrães, esta freguesia de Vila Real vai ter o há muito desejado lar de idosos. Há de abrir nos primeiros meses de 2025, com 33 camas, na mesma altura em que será inaugurado outro em Abaças, com espaço para 25 utentes.
Corpo do artigo
São as mais recentes respostas sociais no espaço rural do concelho vila-real, onde já funcionam outras duas. É na cidade onde se encontra a maior e mais variada oferta. Em todo o caso, escassa para tanta demanda.
A Câmara Municipal de Vila Real, as duas juntas de freguesia e os centros sociais e paroquiais mostraram, ontem, o andamento dos trabalhos à comunicação social.
Luís Almeida, tesoureiro no Centro Social e Paroquial de Andrães, está no processo de criação do lar desde 1997. "A obra mais importante" começou, naquela época, como um serviço de apoio domiciliário, mas sem edifício. As refeições eram confecionadas numa cozinha e distribuídas pelo necessitados. "Era uma forma de ajudar as pessoas passando um pouco ao lado do que era oficial", lembrou.