Lugares passam a ser 850 a partir do dia 2. Câmara justifica decisão com 20 anos de evolução urbana.
Corpo do artigo
A cidade de Vila Real vai passar a ter cerca de 850 lugares de estacionamento de rua pago. São quase mais 350 do que atualmente e resultam da nova concessão que entra em vigor no dia 2 de janeiro de 2023. A tarifa vai dos 20 cêntimos por 15 minutos aos 1,40 euros por duas horas. A ampliação do número de ruas e de lugares com parquímetros é justificado pela Câmara de Vila Real com a "evolução da cidade" durante os últimos 20 anos, tanto quanto durou a anterior concessão.
O vereador do Urbanismo, Adriano Sousa, destaca que "há mais carros e mais pessoas" e que foram tidas em conta as "dinâmicas urbanas e a "necessidade de os cidadãos precisarem de estacionamento público em curtos espaços de tempo para tratarem dos seus problemas".
Para os residentes no centro da cidade, vai ser criado um título associado à matrícula, que tem um custo de 36 euros por ano no caso de uma viatura, e de 50 euros no caso de serem duas. A nova concessão foi atribuída pela Câmara à empresa ESSE por um período de 30 anos, que renderão aos cofres municipais 264 mil euros por ano.
Abaixo-assinado
Contra esta concessão, a CDU de Vila Real lançou um abaixo-assinado no qual exige a sua reversão e alerta para a redução dos lugares de estacionamento gratuito na cidade e para os "constrangimentos para o comércio local". A recolha de assinaturas está a ser feita até ao final de janeiro. Depois será remetida à Câmara.
A CDU explica, em comunicado, que as condições de concessão e correspondente alargamento das zonas de parqueamento pago "transformaram o estacionamento num mero negócio de caça aos euros de quem vive e/ou trabalha em Vila Real, e não numa ferramenta a favor de uma melhor sustentabilidade na cidade".
"Caça euros"
O vereador Adriano Sousa entende que esta iniciativa da CDU é "demagógica" e que "não há nenhum argumento que seja verdade". Na sua opinião, a coligação "não apresenta uma única solução válida e exequível para resolver o problema" do trânsito e do estacionamento na cidade.
O autarca frisa que quando a Câmara coloca parquímetros "não está a impedir nem a limitar o estacionamento". O que está a fazer, frisa, é "introduzir maior equidade na utilização dos lugares, impedindo que, como acontece em zona gratuitas, venham de manhã, estacionam o seu carro e só o tirem ao final do dia".