54.º Circuito Internacional junta o mundial de turismo a concertos de acesso grátis com Xutos & Pontapés e James.
Corpo do artigo
Vila Real volta a sentir o cheiro da gasolina e do pneu queimado, entre hoje e domingo. O circuito internacional cumpre a 54.ª edição com o regresso de uma prova do mundial de carros de turismo e da principal competição nacional. Acrescentam-se os concertos dos Xutos & Pontapés e dos James e estão reunidas as condições para a maior enchente de sempre, com repercussões na economia regional.
Pilotos e bólides atraíram, ontem, centenas de aficionados à sala de visitas da cidade, com destaque para Manuel Fernandes Jr., craque vila-realense que vai correr no mundial perante os seus conterrâneos.
Numa tarde a ferver, Sara Alves colocou-se na fila uma hora antes de chegarem os pilotos do KUMHO TCR World Tour, prova que substituiu a Taça do Mundo de Carros de Turismo, e tem em Vila Real a quarta de oito etapas. A jovem de 22 anos foi propositadamente “ganhar uns autógrafos”, mas, sobretudo, para “apoiar o Manuel Fernandes Jr.”. Amanhã, lá estará a ver os carros a comer asfalto no circuito citadino, porque como vila-realense adora corridas de automóveis.
“É por gostar tanto de corridas que estou na fila”, assegurou, por seu turno, Manuel Gomes, 71 anos, residente em Mateus, Vila Real. Tal como Sara, foi recolher autógrafos, principalmente o do piloto da casa. “O Manel é sempre o Manel”, disse, garantindo que não lhe vai faltar apoio.
O presidente da Câmara Municipal de Vila Real, Alexandre Favaios, recebeu ontem os pilotos e brindou com eles com vinho do Porto. Está convencido que de vai ser “um fim de semana em grande”. Numa dimensão, por ter na cidade “os melhores pilotos de carros de turismo a nível mundial”. Noutra, “pelo regresso do Campeonato de Portugal de Velocidade com 25 máquinas e excelentes pilotos”. E uma terceira com o Campeonato de Portugal de Velocidade de Clássicos, “com 125 pilotos” muitos deles vila-realenses.
Recorde de público
A sala de visitas da cidade, a Avenida Carvalho Araújo, vai, amanhã, receber, quiçá, a maior enchente de sempre. O “concerto do centenário” com o grupo britânico James deverá, numa estimativa de Alexandre Favaios, juntar na avenida “entre 40 mil e 50 mil pessoas”. Hoje, é a vez dos Xutos & Pontapés voltarem a pôr a Vila Real ao rubro.
As corridas de automóveis de Vila Real atraem todos os anos milhares de pessoas à cidade, mas com a maior pressão motivada pelos concertos, nomeadamente o dos James, a Câmara de Vila Real vai aliviar de carros o centro da cidade. Até para facilitar o socorro no caso de existir alguma emergência.
Alexandre Favaios destaca a criação de quatro parques de estacionamento exteriores à cidade. Estão situados no Monte da Forca, na Fraga da Almotolia, em Lordelo e na zona industrial. Para transportar as pessoas para a cidade haverá autocarros a circular em permanência, entre as 19 e as 3 horas, com uma eventual interrupção durante o período em que estiverem a decorrer os concertos.
O presidente da Associação Comercial de Vila Real, Nuno Augusto, destaca o “impacto económico muito bom” que as corridas têm no comércio, restauração e hotelaria do concelho e da região, prevendo “um excelente fim de semana”. A organização teve mesmo de “procurar quartos em Lamego, Régua e Vila Pouca de Aguiar, para quem participa na montagem no evento”.