Município aplaude requalificação da EN101, mas ressalva que obra não resolve longas filas de trânsito.
Corpo do artigo
As obras de requalificação na EN101, em Vila Verde, com uma extensão de quase 20 quilómetros, deverão ficar concluídas dentro de um mês. A presidente da Câmara, Júlia Fernandes, felicita a "qualidade" da empreitada, que beneficia a segurança de peões e automobilistas, mas assume que não resolve "o martírio" com as longas filas de trânsito que se formam, diariamente, à entrada da vila. Há anos que a Autarquia exige a construção de uma variante, mas o Governo continua sem dar respostas.
"A maior parte dos locais está a ficar com passeios, o que torna todo o trajeto mais seguro para as pessoas. E com a estrada requalificada, quem passa fá-lo com mais conforto. Mas continua a haver a necessidade urgente de criar uma variante alternativa, porque continuamos a ver filas intermináveis, sobretudo nas horas de ponta", lamentou esta sexta-feira Júlia Fernandes ao JN, sublinhando que o Município avançou com obras de requalificação "de uma série de ruas", que fazem ligações a Turiz, Barbudo ou Loureira, mas os atalhos não são conhecidos por todos os condutores.
"Continuamos a exigir uma variante, porque só assim o problema fica resolvido. Não foi contemplada no Plano de Recuperação e Resiliência e contestamos, mas mantiveram a decisão", critica a autarca.
Atualmente, os condutores que chegam pela variante de Braga têm de atravessar o centro da vila para seguir para destinos como Ponte da Barca. Júlia Fernandes acrescenta que, para quem quer deslocar-se para Ponte de Lima, Barcelos ou freguesias a sul de Vila Verde, os dias também têm sido de "aflição", uma vez que os automobilistas são obrigados a seguir pela rotunda dos canoístas, à entrada de Prado. "Há filas com mais de um quilómetro. Chegam a estar próximas do shopping Nova Arcada [em Braga]", descreve, reforçando que, também, esse problema já foi reportado à Infraestruturas de Portugal. Neste caso, a solução, admite Júlia Fernandes, passará "por um viaduto ou uma terceira via de trânsito" de ligação à EN 201.
Por enquanto, decorre a última fase das obras de requalificação da EN101, faltando intervir em cerca de cinco quilómetros, desde o centro de Vila Verde até perto da Ponte do Bico, que liga a Braga. Para minimizar o impacto no trânsito, os trabalhos decorrem no período noturno, entre as 21 e 5 horas. O Município lançou um alerta para que não sejam deixados carros estacionados na rua neste período.