O concelho de Vila Verde passa a ter, a partir desta terça-feira, um novo serviço de recolha de lixo, que será assegurado pela empresa Luságua, vencedora de um concurso público lançado pela Câmara Municipal.
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Em janeiro, a autarquia aprovou, em reunião de executivo, a adjudicação da nova concessão por um valor de 8,1 milhões de euros, tendo firmado um contrato de 10 anos, que prevê a criação de novas rotas e o aumento da frequência de recolha face ao que acontecia antes, quando a concessão estava a cargo da Rede Ambiente.
O início da operação da Luságua – empresa do grupo Aquapor – acontece esta terça-feira e inclui os serviços de recolha e transporte de resíduos indiferenciados e biorresíduos, a recolha de monos e grandes volumes, a lavagem e manutenção de contentores, assim como a realização de campanhas de sensibilização ambiental junto da população.
“Para assegurar a execução eficaz destas operações, a Luságua – Resíduos Smart + disponibilizará quatro viaturas de recolha, um lava-contentores e uma viatura de caixa aberta”, refere a empresa, em comunicado, garantindo que o projeto assenta numa “abordagem integrada da gestão de resíduos”, que “visa promover a utilização eficiente dos recursos, com base nos princípios da economia circular e da sustentabilidade ambiental”.
Eventuais constrangimentos
De acordo com a concessionária, “durante as duas primeiras semanas de julho, poderão verificar-se alguns ajustes na frequência das recolhas, decorrentes da transição para o novo serviço”. A Luságua – Resíduos Smart + "está empenhada em minimizar quaisquer constrangimentos para a população, garantindo um serviço eficiente, eficaz e ambientalmente responsável”, assegura o comunicado.
O serviço de recolha de resíduos urbanos no concelho de Vila Verde abrangerá uma área total de 228,67 quilómetros quadrados e uma população de 46.444 habitantes, “estimando-se que sejam recolhidas aproximadamente 14.750 toneladas de resíduos por ano”, conclui a empresa.