A Câmara de Vila Verde inaugurou, esta terça-feira, um serviço de bicicletas elétricas que permitirá aos utilizadores circular através da ciclovia existente no concelho. O serviço Bike Amor pretende constituir uma alternativa ao uso do carro.
Corpo do artigo
Com estações junto à Loja Interativa de Turismo, à Escola Secundária de Vila Verde, à Escola Profissional Amar Terra Verde (EPATV) e às piscinas municipais, todas localizadas no perímetro urbano, o serviço será disponibilizado através de duas modalidades, para utilizadores fidelizados e não fidelizados.
No primeiro caso, os interessados fazem uma inscrição com o custo de 20 euros que permite uma utilização diária até uma hora, enquanto a segunda modalidade, mais direcionada para utilizadores esporádicos ou turistas, prevê uma caução de 65 euros que depois será libertada após a utilização da bicicleta – cujo tempo máximo de circulação são duas horas.
Durante a apresentação do serviço, a presidente da Câmara de Vila Verde, Júlia Fernandes, disse que o objetivo é contribuir para a sustentabilidade ambiental e, ao mesmo tempo, promover a atividade física. “Estamos a facilitar a utilização de um equipamento que é para todos e não apenas para os mais jovens”, destacou a autarca.
Plataforma online em breve
Júlia Fernandes admitiu, no entanto, que o público estudantil poderá ser o principal interessado do serviço “Bike Amor”, daí a colocação de postos junto a duas das principais escolas do centro de Vila Verde. Esta terça-feira, aliás, a viagem inaugural das bicicletas foi feita por diversos alunos do concelho.
Os interessados podem dirigir-se aos serviços municipais, na Câmara de Vila Verde, para fazer a sua inscrição no serviço e em breve estará disponível uma plataforma online para facilitar o acesso.