As festas em honra de Santo António animam Vila Verde de 11 a 15 de junho, com um programa que tem propostas para todas as idades.
Corpo do artigo
As Festas de Santo António de Vila Verde querem fazer a “maior concentração do Mundo de pessoas a dançar o vira minhoto” e ultrapassar o atual recorde que é de 747 indivíduos. As festividades arrancam, na quarta-feira, dia 11 de junho, com o Festival da Febra, a grande noite festiva será a de quinta-feira, com rusgas, cantares ao desafio e fogueiras de Santo António. As marchas, envolvendo adultos e crianças, vão acontecer na sexta-feira. A pensar na juventude, nas noites de quarta-feira a sábado, há música e bares pela noite dentro, em regime de “after party”.
O recorde do maior número de pessoas a dançar o vira foi estabelecido no Clube Português de Mississauga, no Canadá, em setembro de 2022. A presidente da Câmara de Vila Verde, Júlia Fernandes, desafiada pelo grupo de música tradicional portuguesa “Siga a Farra” decidiu que “isto não podia ser”. Por isso, a autarca convida todos os que quiserem ajudar a bater este recorde a aparecerem, no dia 14, às 11.30 horas, na praça de Santo António, em Vila Verde.
O cartaz das festas concelhias procura agradar a diferentes públicos: na quarta-feira, atua a Orquestra Viv’Arte; sexta-feira o hip-hop de Mizzy Miles toma conta do palco, com uma primeira parte do cantor de Prado Rogério Braga; no sábado, decorre o 64.º Festival Folclórico Luso-Espanhol, com grupos de vários pontos de Portugal e do país vizinho; no domingo, realiza-se o festival folclórico concelhio e atuam as bandas filarmónicas de Vila Verde e de Aboim da Nóbrega; “Os Quatro e Meia” dão os últimos acordes da festa, antes da sessão de fogo de artifício, à meia-noite.
AFTER PARTY
A zona da alimentação das festas do município de Vila Verde é o Festival da Febra, embora seja possível encontrar outro tipo de petiscos. Com exceção da última noite, haverá sempre “after party”, com música e bares “até às tantas da madrugada”. Na quinta-feira, a partir das 21 horas, haverá cantares ao desafio, desfile de rusgas e fogueiras. Na sexta-feira, pelas 11 horas, realiza-se a missa em honra do santo e, às 21 horas, desfilam as marchas com grupos de adultos e crianças, envolvendo as freguesias e associações do concelho.
Etnografia
No sábado, às 17 horas, acontece o Cortejo Tradição, que chama milhares de pessoas para ver os carros alegóricos, os figurantes em trajes folclóricos e os animais.
Benção aos animais
No domingo, antes de dia 13 (este ano a 8), realiza-se no Santuário de Santo António, em Mixões da Serra, a benção aos animais.