Lançado pacote com 23 rotas de ciclismo e 11 pedestres para visitar património natural e cultural.
Corpo do artigo
Vinhais está a preparar uma nova rede de percursos de Turismo de Natureza, que promete transformar a forma como se explora o concelho, com o objetivo de atrair aficionados pelas caminhadas e passeios de bicicleta. Trata-se de um pacote com 23 rotas de ciclismo e 11 pedestres, lançado esta semana, que, segundo o presidente da Câmara, serão associadas “à visitação do património natural e cultural do concelho”, afirmou Luís Fernandes.
Alguns dos novos trilhos passarão por localidades onde há soutos, uma vez que a castanha é a produção agrícola mais representativa do concelho. “Sobretudo naqueles lugares onde existem os castanheiros centenários, que são locais que as pessoas gostam de visitar. Temos, ainda, as zonas junto aos rios, como o Rabaçal e o Tuela, agradáveis para visitar e para passear. A cultura também entra em várias rotas, como a dos Caretos de Ousilhão, para potenciar o património do concelho e as Festas de Inverno, que têm uma importância muito grande”, revelou o edil.
Com um investimento de 160 mil euros, as rotas estão a ser marcadas, sinalizadas e homologadas.
O município tem outra candidatura submetida ao Fundo Ambiental, no valor de 120 mil euros, para a criação de novos percursos pedestres dentro do Parque Biológico de Vinhais. “Estamos já a desenvolver o processo para lançar o concurso público também para fazer a preservação do que existe, a criação de novos percursos dentro da área do parque, com o objetivo de lhe dar um dinamismo maior, aproveitando tratar-se de uma zona dentro do Parque Natural de Montesinho”, adiantou Luís Fernandes.
O concelho já dispõe de outras rotas pedestre sinalizadas e homologadas, sendo que as mais frequentadas “são junto ao Parque Biológico de Vinhais, cuja lotação nesta altura do ano está sempre esgotada”, indicou o autarca.
