A Festa do Alvarinho e do Fumeiro de Melgaço estará de regresso de 25 e 27 de abril, este ano com 31 produtores de vinho da Sub-região de Monção e Melgaço, representados no recinto, ao lado de outros 16 ligados a produtos locais tradicionais e inovadores.
Corpo do artigo
Nesta edição, que mais uma vez inclui zona de restauração com capacidade para cerca de 480 lugares sentados, o programa de animação e atividades paralelas contempla uma ação que dará a conhecer ao público “a importância da utilização do copo certo”, para consumo de um Alvarinho clássico e um com barrica, e dois vinhos tintos [um clarete e outro com cor mais carregada].
A iniciativa decorrerá no recinto da festa, num espaço para “Profissionais e Showcooking”, com capacidade para 24 lugares sentados. No local decorrerá também uma mesa-redonda sobre o “Alvarinho no Feminino”, que reunirá enólogas e empresárias do Mundo dos vinhos. Estão convidadas para a iniciativa Patrícia Peixoto (enóloga da Quintas de Melgaço), Lúcia Barbosa (enóloga), Maria João Cerdeira (empresária da Quinta de Soalheiro) e Joana Santiago, presidente da APA – Associação de Produtores de Monção e Melgaço.
“A conversa girará em torno de histórias de vida e de vinho, trazendo para o centro do debate a diversidade e o futuro do Alvarinho na sub-região”, informa a organização, a cargo do município de Melgaço, adiantando que a parte expositiva será ocupada por 21 produtores de vinho de Melgaço e 10 de Monção, e 16 produtores de fumeiro, queijo, doçaria e outros produtos locais.
Com uma área total de 3800m2, o certame apresentará ainda espaço para restauração, onde “quatro restaurantes apresentarão excelentes propostas gastronómicas”, e uma zona com sete stands de animação turística/institucionais.
O chef Álvaro Costa orientará showcookings com chefs e restaurantes locais, de harmonização de vinha Alvarinho com gastronomia da região.
O programa contempla ainda concursos de mel, salpicão, presunto e broa de Melgaço, produtos com Indicação Geográfica Protegida (IGP).
"Esta festa é muito mais do que um evento gastronómico: é um motor de valorização do território e uma montra daquilo que fazemos com excelência", refere Manoel Batista, presidente da câmara de Melgaço, destacando: “Temos vindo a inovar, renovando o conceito e espaço, de forma a proporcionarmos, de ano para ano, um evento único e ímpar. Queremos que quem nos visita leve consigo uma experiência inesquecível e o desejo de regressar. Aqui celebramos os sabores, a cultura e o trabalho de quem contribui diariamente para o desenvolvimento local”.
A feira decorrerá nos dias 25 e 26 de abril, entre as 10 horas e as 4 horas, e no domingo, 27 de abril, entre as 10 horas e as 20 horas.
A animação musical, diurna e noturna, será protagonizada por Pedro Abrunhosa, Dj Martim Azevedo, Djs H&T, Charanga “Churra da Terra”, “Palco para Melgaço”, Smells Like 90’s, TOY e por um encontro de ranchos (Danças e cantares castrejos, Rancho Folclórico do Penedo – Batalha e Grupo Etnográfico da Casa do Povo de Melgaço).