A coletânea de vinhos e queijos com a chancela "UTAD Alumni Wine & Cheese Collection" continua a crescer. Esta quarta-feira, foi apresentada a colheita deste ano, quatro vinhos e um queijo de cabra, num evento que "consolida a excelência da formação" da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).
Corpo do artigo
Quatro enólogos formados na universidade sediada em Vila Real criaram os vinhos. Marcos Hehn Pinto da Silva (espumante), Pedro Ribeiro (tinto), Tiago Garcia (branco) e Maria Manuel Maia (vinho do Porto). O queijo de cabra foi criado por Esmeralda Vieira.
"São os antigos alunos que fazem questão de perpetuar a memória, através deste evento anual, que muito nos honra e marca", disse, ao JN, o reitor da UTAD, Emídio Gomes. Acrescentou que "são os antigos alunos que dinamizam a iniciativa" e que "escolhem os seus sucessores".
O espumante Alumni 2025 vai ser da responsabilidade do enólogo José Miranda, nome que foi escolhido por Marcos Pinto da Silva. Pedro Ribeiro delegou em Luís Patrão a criação do vinho tinto do próximo ano.
Evento de referência
O vinho branco da próxima colheita terá a assinatura de Diogo Campilho, uma vez que foi nomeado por Tiago Garcia, e a criação do vinho do Porto Alumni para 2025 caberá a Ana Urbano, por indicação de Maria Manuel Maia. Já a produção de queijos será continuada por Maria Ciríaco.
"Ano após ano, este é um evento de referência na nossa academia e é, também, a sua marca histórica no mundo dos vinhos e do agroalimentar", sublinhou o reitor.
Os vinhos não estão à venda no mercado. Podem ser adquiridos apenas no Restaurante Panorâmico da Universidade ou na loja da Associação Académica. São também usados pela reitoria para ofertas institucionais. "Em vez de andarmos a comprar outros produtos, temos vinhos com a marca identitária da UTAD", concluiu o reitor.