É inaugurada, esta sexta-feira, às 17 horas, no Pavilhão Multiusos da Feira de S. Mateus, em Viseu, a exposição "50 anos da Mafalda". A mostra, que ficará patente até 14 de setembro, fará depois itinerância por escolas e associações.
Corpo do artigo
Nos diversos painéis que a compõem, são evocadas as principais personagens criadas por Quino, que recentemente completou 82 anos, como os pais e o irmão da Mafalda, os seus amigos Filipe, Manelinho, Susana, Miguelito e Liberdade e, claro, a protagonista, através de muitas das suas tiras e das suas opiniões sobre temáticas que continuam atuais, como a paz, as crises, a política e a sociedade. Também estará patente uma pequena galeria da Mafalda (re)vista por diversos autores portugueses e produtos de merchandising.
Criada por Quino para uma campanha publicitária que não se realizou, Mafalda estreou-se em tiras diárias, na Imprensa argentina, a 29 de setembro de 1964, tendo ganho rapidamente notoriedade na América Latina e na Europa. Apesar de a última tira ter sido desenhada por Quino em 1973, a popularidade da maior contestatária dos quadradinhos manteve-se ao longo de décadas.
Em Portugal, estreou-se em 1970, tendo sido reeditada várias vezes desde então. Para setembro, está previsto o lançamento de "Toda a Mafalda - Edição Comemorativa dos 50 anos".