Sob o mote "50 Anos a Construir a Liberdade", realiza-se neste fim de semana a 9.ª Edição do Open House Porto, com curadoria de Teresa Novais e Margarida Quintã. As cidades da Maia, Matosinhos, Porto e Gaia abrem um total de 65 espaços de iniciativa pública, construídos ou intervencionados nas últimas cinco décadas.
Corpo do artigo
As visitas são gratuitas. Não há marcação e a participação é por ordem de chegada. Apenas sete das incursões, incluídas no Roteiro para a Inclusão, preparadas para receber pessoas cegas, surdas ou com mobilidade reduzida exigem, total ou parcialmente, pré-marcação ou reserva.
As visitas têm três formatos: livre, em que os participantes onde podem visitar o espaço sem a formação de grupos, dentro do horário que é estipulado; acompanhada, em grupo e orientada por voluntários; e Comentada, também em grupo, com a oportunidade de ter o comentário do autor do projeto de arquitetura ou de um especialista convidado.
O roteiro da 9ª edição do Open House Porto é diversificado e tem dezenas de propostas. Na Maia, os interessados poderão conhecer o Estádio Universitário, a ETAR de Cambados, o Corredor do Rio Leça (Parque Ponte da Moreira), a habitação social do Lugar do Outeiro, a Fundação Gramaxo, o Conjunto Habitacional do Sobreiro, a Câmara Municipal, a Torre Lidador e o Parque Urbano de Moutidos.
Em Matosinhos, há visitas ao Mosteiro de Leça do Balio e Escultura Aberta da autoria de Álvaro Siza, ao Corredor Rio Leça (Parque das Varas), ao Conjunto Habitacional de Monte Espinho, ao Caminho das Escadinhas, ao Terminal de Cruzeiros de Leixões, ao Titan, à Câmara Municipal, à Biblioteca Municipal Florbela Espanca, à Casa da Arquitetura - Real Vinícola, ao Conjunto Habitacional de Carcavelos, à Cooperativa As Sete Bicas - Azenhas de Cima, à Cooperativa Gente do Amanhã e ao Conjunto Habitacional do Telheiro.
No Porto, a oferta é mais extensa: Área Lúdica da Ala Pediátrica do Hospital de São João, Faculdade de Engenharia, Faculdade de Economia, I3S - Instituto de Investigação e Inovação em Saúde, Cooperativa da Prelada, Cooperativas de Aldoar, Ala Álvaro Siza do Museu de Serralves, Torres Vermelhas da Pasteleira, Residência Universitária Campo Alegre I, Casa da Música, Centro Comunitário São Cirilo, Escola Superior Artísitica do Porto, M-odu (Antigo Matadouro), Corredor Saudável de Campanhã - Urbinat, Residência Universitária Ventura Terra, Casa 61 e Casa 44 do Bairro da Bouça, Albergue D. Margarida de Sousa Dias, Cooperativa de Habitação de Massarelos, Reabilitação Exterior Bairro Monte da Bela, Biblioteca Almeida Garret e Galeria Municipal do Porto, Câmara Municipal, Mercado do Bolhão, Escola Secundária Alexandre Herculano, Terminal Intermodal de Campanhã, Escada do Monte dos Judeus, Linha Rosa do metro, Antiga Casa da Câmara (Torre dos 24), Ilha de S. Vítor, Lavadouros, Sanitários e Balneários de S. Nicolau, e Funicular dos Guindais.
Em Vila Nova de Gaia será possível ver o Parque de São Paio, o Lavadouro Público da Afurada, o Castelo de Gaia, a Intervenção Integrada do Castelo de Gaia, a Capela de S. José, a Ponte de S. João, o Laboratório de Engenharia Edgar Cardoso, as Encostas do Douro, a Torre MEO, os Estúdios da RTP, a urbanização de Vila D'Este e a Orla Marítima/Ribeiras.
Todos os horários e informações detalhadas das visitas estão disponíveis no site oficial da iniciativa.