Festival gastronómico decorre de sexta-feira a domingo com muita animação.
Corpo do artigo
Começa amanhã, sexta-feira, a IX edição do Festival Gastronómico da Vitela Assada à Moda de Fafe, um certame que decorrerá até domingo e que, além da degustação do prato típico da gastronomia do concelho, terá também animação. A forma de assar a vitela à moda de Fafe é secular mas nos últimos anos ganhou um novo impulso com a criação de uma confraria e com a aposta do município na valorização deste prato. “Este festival enquadra-se nesse caminho de valorização da Vitela Assada como um ex-líbris do concelho que pretendemos continuar a promover para dinamizar a nossa economia e ajudar os produtores locais”, disse, ao JN, Antero Barbosa, presidente da Câmara.
O autarca referiu que o prato está em processo de certificação e que, “agora que estão a ser ultrapassadas questões burocráticas”, deverá ficar concluído “talvez ainda este ano”, em mais um ato de impulso para a promoção da vitela assada, da origem do animal ao prato, e a garantia de qualidade para o consumidor.
Até domingo serão cinco os restaurantes locais que vão servir a vitela assada numa tenda gigante, instalada no Parque da Cidade, com um menu individual de 15 euros, com direito vinho verde da região e os, também tradicionais, doces de gema.
A animação este ano terá um novo formato “para atrair mais gente”, revela Antero Barbosa.
Já esta sexta-feira, haverá a abertura do Festival, às 18 horas, com a Banda Faz de Conta. A chef Graciela Macedo – “Grace na Cozinha”, ex-concorrente do programa “MasterChef”, dará workshop de culinária, explicando a construção do prato fafense, haverá também uma explicação da harmonização do vinho verde com o prato, dada por um responsável da empresa Vinhos Norte. Ana Moura irá atuar no Pavilhão Multiusos a partir das 21.30 horas.
No sábado, a animação musical será garantida pela APPAEIF, às 18.30 horas, e a Tuna da Universidade Sénior, às 21.30 horas. A presidente da Confraria da Vitela Assada à Moda de Fafe, Rosa Maria Oliveira, irá falar do receituário destre prato ao meio-dia.
No domingo, dia 6, a manhã é dedicada às crianças com o espetáculo infantil da Nina Toc Toc. Ao meio dia terá lugar um workshop por parte da Doçaria de Fornelos e dos Vinhos Norte, sobre a confeção de doces de gema e harmonização do vinho verde. A ARPIFAFE atuará às 15 horas.
Estarão ainda presentes 16 expositores relacionados com vinho, doces, artesanato, entre outros produtos.