<p>A Infratúnel, a empresa responsável pela obra, vedou o perímetro do acidente aos jornalistas e ainda não avançou explicações sobre a queda do viaduto em construção, remetendo os media para um comunicado a emitir ainda hoje, quinta-feira.</p>
Corpo do artigo
No terreno, seis máquinas giratórias continuavam, a meio da manhã, a remover os escombros e o tenente Nuno Alves, do Destacamento de Trânsito da GNR, não avançou qualquer prognóstico quanto à altura em que o IP4 reabrirá ao trânsito.
"Será apenas quando estiverem reunidas todas as condições de segurança", disse, explicando que os desvios estão devidamente assinalados.
O tenente Nunes Alves corrigiu ainda a idade da única vítima mortal do acidente, adiantando que o homem tinha 43 anos e não 23, como inicialmente foi avançado.
A vítima mortal, residente na zona de Matosinhos, foi encontrado a meio da madrugada dentro de um automóvel, quando as equipas técnicas já estavam a remover os destroços.
A queda do viaduto em construção - uma estrutura que levaria 1300 toneladas de betão - causou ainda oito feridos ligeiros, que durante a madrugada tiveram alta hospitalar.
Contactado também hoje pela Lusa, o presidente do Sindicato da Construção de Portugal, Albano Ribeiro, defendeu "uma intervenção conjunta dos parceiros sociais" junto das pequenas empresas do setor, de forma a evitar acidentes de trabalho.
"As mortes na construção podem aumentar este ano, comparativamente ao ano passado devido ao volume de obras a decorrer", disse.
O sindicalista referiu que 77 por cento das mortes em acidentes de trabalho ocorridas em 2009 ocorreram em pequenas empresas de construção.
Albano Ribeiro disse ainda que, com a chegada da primavera, inevitavelmente o ritmo de obra acelera, sendo necessário adotar medidas de prevenção.
O presidente do sindicato escusou-se, contudo, a adiantar as propostas que podem evitar este tipo de acidentes, adiantando que reúne sexta feira com o presidente da Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN), Reis Ramos, a quem pretende entregar em primeira mão o conjunto de medidas.