As duas mulheres que sofreram ferimentos de maior gravidade na sequência da derrocada de uma arriba em S. Bernardino, Peniche, estão estabilizadas e vão ser transferidas para os hospitais da área de residência, informou o Centro Hospitalar Oeste Norte.
Corpo do artigo
"As duas senhoras que estão a ser assistidas [no Hospital das Caldas da Rainha] estão estabilizadas, conscientes e lúcidas e vão ser transferidas para os hospitais das respectivas residências", disse à Lusa Nuno Santa Clara, director Clínico do centro Hospitalar Oeste Norte, que integra os hospitais das Caldas da Rainha, Alcobaça e Peniche.
As duas mulheres, uma de 47 anos e outra de 33, apresentam ambas "traumatismo craniano, sem perda de conhecimento e com escoriações no couro cabeludo", informou Nuno Santa Clara, acrescentando que "a mais velha tem uma suspeita de fractura vertebral" e vai ser transferida para o Hospital de Santarém.
A segunda mulher, de 33 anos "apresenta fracturas nos dois membros inferiores, com alguma gravidade" e, segundo a mesma fonte, vai ser transferida para o Hospital de S. Francisco Xavier.
Nuno Santa Clara confirmou ainda que duas outras pessoas, "vítimas de várias escoriações, foram assistidas no Hospital de Peniche". Trata-se de um homem de 55 anos e um jovem de 16.
Duas outras vítimas, uma criança de dois anos, e uma mulher de 41, foram assistidas no local pelo médico e enfermeiro da VMER (viatura médica de emergência e reanimação) do centro Hospitalar Oeste Norte.
Os seis feridos foram vítimas da queda de uma arriba na praia de São Bernardino, em Peniche, pouco antes das 15 horas desta segunda-feira.
As vítimas encontravam-se a cerca de três metros de uma placa alertando para o perigo de queda de pedras.
"A crista da arriba partiu e a projecção de pedras atingiu as pessoas na praia", explicou em declarações à SIC Notícias, salientando que ninguém ficou soterrado.
A zona onde ocorreu a derrocada tinha uma placa de sinalização dando conta do perigo mas, de acordo com testemunhos recolhidos no local, as vítimas estariam próximas da arriba.
Foi criado um perímetro de segurança, mas a praia não deverá ficar interdita nos próximos dias.