Corpo do artigo
O atual presidente da Câmara de Loulé, Vítor Aleixo, é recandidato pelo PS a mais quatro anos de liderança da autarquia. A lista que encabeça tem como lemas "As pessoas em primeiro lugar" e "Ninguém ficará para trás". Se for eleito, cumprirá o seu último mandato.
Neto do poeta António Aleixo, Vítor Aleixo assumiu o cargo de presidente da Câmara louletana pela primeira vez em 1999, substituindo Joaquim Vairinhos, que renunciou após 10 anos à frente da autarquia, sendo mais tarde eleito eurodeputado.
Em 2001, Vítor Aleixo avançou com a candidatura como cabeça de lista pelo PS, mas perdeu as eleições para Seruca Emídio, do PSD. O social-democrata só deixou o cargo após cumprir três mandatos.
Aleixo acabaria por ser eleito para a presidência, em 2013, recuperando a liderança socialista. Em 2017, foi reeleito com maioria absoluta e garantiu para o PS sete dos nove mandatos, contra dois da coligação PSD/CDS "Todos pelo nosso Concelho".
Do lado do PSD, Rui Cristina é o candidato escolhido pelo PSD para tentar reconquistar a presidência do concelho mais populoso do distrito de Faro. Assume a habitação, o saneamento e o turismo como prioridades. Deputado na Assembleia da República desde outubro de 2019, é militante do PSD desde 2001 e foi candidato à Junta de Freguesia de Almancil nas eleições autárquicas de 2005 e 2009.
Fernando Santos é o candidato pelo Chega e Vergílio Ambrósio o da CDU.
A vitória do PS em 2017 foi expressiva, com 65,9%. A coligação PSD/CDS, na altura encabeçada por José Graça, obteve 23,97%.