
Foto: Vitrus
A Vítrus vai alargar a recolha de resíduos indiferenciados e orgânicos a todas as freguesias do concelho de Guimarães, até 2027, segundo foi divulgado durante uma visita do presidente da Câmara, Ricardo Araújo, às instalações da empresa municipal, na quarta-feira. O alargamento da rede de ecovias e um projeto-piloto de manutenção do parque escolar foram outras das medidas anunciadas.
Ricardo Araújo quer alargar a recolha de resíduos indiferenciados e orgânicos a todas as freguesias do concelho de Guimarães, até 2027. O primeiro passo será o alargamento da recolha de resíduos indiferenciados. Atualmente, este serviço funciona em 38 freguesias e o objetivo é abranger as 55. Na mesma janela temporal, o autarca quer estender a todo o território concelhio a recolha diferenciada de resíduos orgânicos que, neste momento, só é feita em nove freguesias.
A recolha seletiva de biorresíduos teve início em 2022, apenas no Centro Histórico. Desde então, o serviço foi alargado a todas as escolas do concelho, restaurantes, cafés e lares, abrangendo, atualmente, as freguesias do centro e a Costa, Mesão Frio, Urgezes, Creixomil, Azurém, Fermentões, Caldelas e Ponte.
Foi também anunciado o alargamento da rede de ecovias dos rios Selho e Ave. Atualmente há 9,6 quilómetros destes percursos ribeirinhos, mas o presidente da Câmara quer atingir os 20. Os trajetos já estão traçados e a Câmara considera-os uma prioridade para Guimarães. O percurso entre Pencelo e Fermentões já está concluído e a intenção é avançar agora para o trajeto que liga Selho São Lourenço a Aldão, duplicando a extensão da ecovia do Selho. No que toca à ecovia do Ave, o percurso vai ser prolongado de Silvares por Campelos, Ponte, Souto Santa Maria, Souto São Salvador, até Donim.
Mais serviços
A Vitrus vai também alargar o seu leque de serviços, passando a assumir a manutenção de dez escolas. Trata-se de um projeto-piloto que poderá vir a ser alargado a todo o parque escolar. De acordo com Ricardo Araújo, trata-se de "aproveitar a capacidade instalada da Vítrus".
A Vitrus Ambiente, SA, é uma empresa integralmente detida pelo Município de Guimarães que emprega mais de trezentas pessoas. É responsável pela recolha de resíduos, gestão e fiscalização do estacionamento, manutenção e limpeza dos edifícios públicos e pelo serviço de transporte a pedido.

