Viúvas de pescadores do "Virgem Dolorosa" já receberam 250 mil euros de indemnizações
A Mútua dos Pescadores pagou 50 mil euros a cada família dos tripulantes que morreram no naufrágio da embarcação “Virgem Dolorosa”, a 3 de julho, na Marinha Grande. João Delgado, presidente do conselho de administração, diz que falta indemnizar apenas uma das viúvas, por ainda não ter entregado toda a documentação.
Corpo do artigo
Além deste valor das indemnizações, estabelecido por lei ao abrigo da apólice de acidentes pessoais, João Delgado assegura que as viúvas dos pescadores receberão ainda uma pensão mensal enquanto forem vivas, previsto na apólice de acidentes trabalho. Neste caso, o valor será calculado pelo Tribunal de Trabalho, em função dos rendimentos dos maridos, que “não pode ser inferior ao valor do salário mínimo”.
“Até o Tribunal do Trabalho atribuir esse valor, serão pagas pensões provisórias”, esclarece o presidente da Mútua dos Pescadores. Para tal, serão calculados os rendimentos médios dos tripulantes da embarcação, com base nas vendas em lota, bem como no número de herdeiros. “Os cálculos também têm em conta a idade dos filhos. Mesmo que sejam maiores, a cobertura do seguro abrange os que continuam a estudar no ensino superior.”