Cerca de duas centenas de voluntários recolheram cerca de 1,75 toneladas de resíduos nas praias e zonas ribeirinhas do concelho de Esposende.
Corpo do artigo
A ação de voluntariado ambiental, que incidiu sobre uma extensão de cerca de 8,5 quilómetros de praias, dunas e zonas ribeirinhas, desde a Foz do Rio Neiva, na freguesia de Antas, até à Praia da Ramalha, em Apúlia, abrangendo cerca de 50% do litoral de Esposende.
Com esta iniciativa, o Município de Esposende pretende alertar a população para a problemática dos resíduos nas praias e oceanos, reduzir o impacto dos plásticos descartáveis no ambiente marinho, contribuir para a preservação dos habitats abrangidos e fomentar o voluntariado ambiental junto dos munícipes.
Participaram nesta ação de limpeza, para além de elementos das juntas de freguesia envolvidas, as associações Rio Neiva e AssoBio, os agrupamentos de Escuteiros de Marinhas, de Mar e de Vila Cova, as escolas de surf e kitesurf do concelho, a PRORIVER, Atlantic Diving, a Associação de Trabalhadores do Município e a Associação Amigos de S. Lourenço, bem como um grupo da Universidade do Minho, outro do Banco Local de Voluntariado e de vários voluntários que, individualmente, quiseram dar o seu contributo.