Um total de 48 toneladas de resíduos foram recolhidas durante a iniciativa “Vamos Limpar a nossa terra”, que juntou mais de 500 participantes em Santa Maria da Feira. Foi retirado lixo de linhas de água, arruamentos, parques e zonas de lazer do concelho.
Corpo do artigo
Nesta que foi a primeira vez em que a iniciativa abrangeu todo o concelho, estiveram envolvidos autarcas, voluntários, residentes, associações, trabalhadores da Câmara e das juntas que, de forma empenhada, percorreram diversos locais das 31 freguesias. Para levar a efeito a tarefa, receberam um kit de participação composto por mochila, t-shirt, cantis e sacos.
Com a colaboração da Suldouro, o Município providenciou cinco locais estratégicos para a deposição adequada dos resíduos recolhidos: Ecocentro de Souto, o Ecocentro de Lobão, o Ecocentro e Aterro de Canedo, o Estaleiro da Junta de Freguesia de Romariz e o Estaleiro da Junta de Freguesia de Rio Meão.
“Assumimos o papel de agentes ativos de proteção do nosso Ambiente. Para termos um concelho limpo, mais amigo do Ambiente, todos temos de mudar comportamentos e sermos mais responsáveis”, afirmou o presidente da Câmara.
Emídio Sousa considera que esta iniciativa “correu muito bem, contando com uma elevada participação da população, de diferentes idades, dos mais novos aos seniores”. “Foi uma ação que, acima de tudo, serviu de alerta para todos sobre a quantidade de lixo que depositamos incorretamente nos rios e em todos os locais”, afirmou o autarca, prometendo que a mesma “é para manter, com certeza, uma vez por ano”.
“Vamos Limpar a Nossa Terra” é uma ação dinamizada pela Câmara Municipal, em colaboração com as juntas de freguesia.