A ligação aérea Bragança-Vila Real-Viseu-Cascais-Portimão vai ser retomada no dia 19 de fevereiro, anunciou esta quarta-feira a operadora Sevenair.
Corpo do artigo
A carreira regional, que está suspensa há mais de quatro meses, será retomada sem fazer escala todos os dias nos vários aeródromos, uma vez que, às quartas e quintas-feiras, só realizam voos entre Bragança e Cascais. “Houve uma alteração ao estabelecido na concessão anterior”, explicou Carlos Amaro, administrador da empresa Sevenair, ao "Jornal de Notícias", sublinhando que “está tudo a postos para retomar os voos na próxima semana”.
Apesar de o novo contrato entre o Estado e a Sevenair, a empresa que assegura os voos, ter sido assinado em dezembro, quando foi remetido ao Tribunal de Contas para obtenção de visto, acabou por ser reenviado para trás. Foi feito “um pedido de esclarecimento que pedia apresentação de nova documentação financeira, cabimento e compromisso, dado a assinatura do contrato ser de 2024 e a despesa se realizar já em 2025”, explicou fonte do Ministério das Infraestruturas.
A concessão anterior da carreira já era detida pela Sevenair, que detém esta rota desde 2009. A operadora deixou de assegurar os voos no final de setembro, devido a uma dívida do Estado de cerca de 3,8 milhões de euros.
Quando a ligação foi interrompida, terminava o prazo do segundo ajuste direto, que permitia manter a rota em funcionamento enquanto decorria o concurso público internacional após o fim da concessão, a 28 de fevereiro de 2023. Entretanto, parte dos pagamentos em atraso já foi paga, mas, segundo Carlos Amaro, continua por saldar uma dívida que ronda os 1,5 milhões de euros. “Vão pagando aos poucos, mas o montante total não foi ainda saldado”, afirmou o administrador.