O Bloco de Esquerda de Ovar diz que a Yazaki Saltano prepara-se para despedir 80 operários. A Administração diz que "o número de recursos humanos está a ser analisado", mas que ainda não tomou uma decisão.
Corpo do artigo
O Bloco de Esquerda (BE) de Ovar diz que a empresa Yazaki Saltano está a preparar-se para dispensar mais 80 trabalhadores, o que, a concretizar-se, será o quarto despedimento ocorrido no espaço de apenas um ano. José Lopes, do BE, disse ao JN ter conhecimento que há já uma semana que os trabalhadores, do sector de conectores e fios, estão a ser chamados à secção de Recursos Humanos para negociarem a rescisão por mútuo acordo.
Questionado sobre o assunto, Miguel Moreira, do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Eléctricas do Norte e Centro (STIENC), afirmou desconhecer a existência de um anúncio formal sobre a intenção de despedir 80 pessoas.
No entanto, adiantou que os trabalhadores, não apenas de um único sector, mas de todos, foram informados através de um comunicado interno que, caso assim o entendessem, poderiam dirigir-se aos Recursos Humanos a fim de negociar a rescisão.
Coisa que, segundo Miguel Moreira, previsivelmente "ninguém irá fazer, a não ser que tenha em vista um outro emprego, o que é difícil dada a crise actual". "O normal será os trabalhadores esperarem por um eventual despedimento, se realmente for esse o caso, para terem direito ao fundo de desemprego e a uma indemnização que será sempre superior ao valor que receberiam se chegassem a acordo", explicou.
De forma a esclarecer a situação, o JN procurou respostas junto da administração da Yazaki Saltano, nomeadamente sobre se tal despedimento se irá efectuar ou não e, se sim, qual o futuro da empresa em Ovar.
Os responsáveis pela empresa, que dizem não terem tomado ainda uma decisão, argumentaram que "a crise económica que está a acontecer no mundo inteiro, está a reduzir a procura no sector automóvel, levando os fabricantes a diminuir os volumes de produção programados, afectando também os fabricantes de componentes para a indústria automóvel, onde se inclui a Yazaki.". Recorde-se que, no ano passado, a Yazaki Saltano em Ovar despediu 857 operários e em 2007 já havia dispensado cerca de 500.