O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, e o primeiro ministro espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, reiteraram hoje, terça-feira, o apoio europeu a Portugal para fazer face à situação de crise na Madeira, depois do temporal que assolou a ilha.
Corpo do artigo
"Quero expressar a minha máxima solidariedade para com os habitantes da Madeira, com as famílias que perderam filhos e reitero o nosso compromisso de apoio que já oferecemos ao Governo do primeiro ministro Sócrates", afirmou José Luis Rodríguez Zapatero, questionado pela Lusa sobre a situação na Madeira.
Zapatero e Durão Barroso confirmaram que este foi um dos assuntos debatidos na reunião que hoje manteve o Governo espanhol - que exerce a presidência rotativa da UE - com a Comissão Europeia.
"Foi um dos temas que abordámos e sublinho e apoio o compromisso de presidente Barroso com a situação na Madeira", disse Zapatero.
Questionado pela Lusa, Durão Barroso reiterou a disponibilidade da Comissão Europeia para, através do fundo de solidariedade, dar todo o apoio necessário à Madeira.
"A Comissão Europeia, através do fundo de solidariedade, que tem tratamento diferenciado para respostas a desastres de âmbito regional e até atenção especial para ultraperiférias, pode apoiar a reconstrução se as autoridades portugueses fizerem um pedido fundamentado, num prazo de dez semanas", explicou Barroso.
"Esta questão está a ser ponderada e vai ser dirigido esse pedido à Comissão Europeia (CE)", afirmou.
"Dentro da nossa análise dos estragos, tenho a certeza que vamos poder corresponder, mostrando solidariedade europeia com a Madeira, com uma região que foi tão terrivelmente afectada por uma tragédia desta dimensão", afirmou.