
Terreno em Campanhã onde será instalado o centro de saúde
Foto: Luís Moura/Go Porto
A construção do Centro de Saúde Unidade Azevedo de Campanhã, na Zona Oriental do Porto, foi lançada em concurso público e tem o preço base de 1,07 milhões de euros. Tem um prazo de execução de 300 dias, sendo as propostas aceites até ao dia 7 de novembro de 2025.
Localizado nas Areias, em Campanhã, o novo centro de saúde será implantado na Travessa da Aldeia, numa área próxima de zonas residenciais e servida por transportes públicos.
O edifício, de dois pisos acima do solo, foi desenhado para garantir acessibilidade, eficiência energética e funcionalidade no atendimento aos utentes.
O projeto prevê a criação de gabinetes médicos e de enfermagem, salas de tratamentos, zonas de espera e receção, bem como áreas técnicas e de apoio aos profissionais de saúde. Estão ainda contempladas instalações sanitárias adaptadas, vestiários, sala polivalente, espaços administrativos e arranjos exteriores, incluindo acessos pedonais e rampas.
O Município, através da GO Porto, tem, neste momento, outro concurso público a decorrer para o Centro de Saúde Porto Douro, que prevê a reconversão da antiga Escola EB1 de Lordelo, na Rua das Condominhas.
Em agosto, a autarquia havia lançado outros três concursos públicos que receberam propostas até esta semana, nomeadamente o Centro de Saúde Garcia de Orta/Homem do Leme, o Centro de Saúde Unidade Carvalhido e o Centro de Saúde do Cerco.

