Duas funcionárias da Santa Casa da Misericórdia da Povoação, na ilha de São Miguel, nos Açores, estão desaparecidas desde esta sexta-feira, depois do carro onde seguiam em trabalho ter sido arrastado por uma enxurrada.
Corpo do artigo
Paula Medeiros, 48 anos, que conduzia a viatura, e Ibéria Amaral, 50, iam prestar serviço domiciliário a idosos quando aconteceu o acidente, confirmou um familiar ao JN. Durante o dia de sexta-feira, foram registadas 30 ocorrências e sete pessoas tiveram de ser realojadas devido às fortes chuvas sentidas na ilha de São Miguel.
https://d23t0mtz3kds72.cloudfront.net/2021/06/acores_mau_te_20210625171824/hls/video.m3u8
Ao final da manhã, pelas 12.30 horas, a viatura onde seguiam as duas colegas "foi avistada no fundo de uma ribeira, presa e capotada". Só duas horas depois é que os bombeiros conseguiram chegar ao veículo, mas "verificaram que não existiam pessoas dentro", explicou durante a tarde o presidente da Proteção Civil dos Açores, Eduardo Faria. As autoridades encontraram ainda peças de roupa de Paula e Ibéria. Um cenário que levou familiares e colegas das funcionárias da Santa Casa a temerem o pior, multiplicando-se as mensagens de luto nas redes sociais.
Os Bombeiros da Povoação, equipas cinotécnicas da PSP e elementos da Proteção Civil, com a ajuda de uma corveta, navio enviado pela autoridade marítima da ilha Terceira para São Miguel para ajudar nas buscas, estiveram à procura das mulheres até às 18 horas (19 horas em Portugal continental). As operações terminaram três horas mais cedo que o previsto devido ao nevoeiro e à forte ondulação no concelho da Povoação. Serão retomadas este sábado às 8.30 horas locais. A Proteção Civil disse que, se for necessário, solicitará um meio aéreo. "Se existir uma probabilidade das vítimas se encontrarem já no mar, aí justifica-se a utilização do meio aéreo. As condições são complicadas em termos de relevo, da vegetação e do tempo que se faz sentir", disse Eduardo Faria.
O presidente da Câmara da Povoação, um município com 6300 habitantes, e o provedor da Santa Casa da Povoação deslocaram-se ontem à tarde a casa dos familiares das vítimas para informar que as buscas seriam retomadas hoje. O marido de Paula Medeiros, trabalhador da construção civil nas ilhas Bermudas, com dois filhos, regressa domingo à ilha de São Miguel. Ibéria Amaral tem três filhos.