A GNR, através do SPENA (Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente), vai investigar as causas do incêndio florestal de grandes dimensões que lavrou, na noite de quarta-feira, em Guimarães, na freguesia de Vermil.
Corpo do artigo
Segundo automobilistas, as chamas eram visíveis, a partir da A11 (Guimarães - Braga), pouco depois das 17 horas. Os Bombeiros Voluntários de Guimarães, contudo, só foram alertados para a ocorrência às 20.40 horas. A corporação vimaranense deslocou para o local 28 elementos e sete viaturas que estiveram a combater o fogo até às 2.40 horas. No apoio ao combate às chamas esteve também a GNR que só teve conhecimento do incêndio às 21.20.
Apesar de se tratar de uma zona com habitações, nunca houve casas em perigo, embora os bombeiros tivessem que montar um perímetro de segurança à capela de S. Miguel O Anjo.
A GNR informa que, nestas situações, a investigação por parte do SPENA é um procedimento normal e que se forem encontrados indícios de o fogo ter origem criminosa a investigação passa para as mãos da Polícia Judiciária que tem competência sobre esta matéria.