Uma relação longa não é sinónimo de um casamento duradouro e há casais que estão juntos durante anos e se separam pouco depois de darem o nó. Explorar os sentimentos é fundamental quando se pensa em avançar para o altar.
Corpo do artigo
Às vezes dizer “sim” pode ser o princípio do fim. Assim parece, ao olharmos para as histórias de alguns famosos. A estrela de televisão Danielle Staub e o empresário Marty Caffrey começaram a namorar em 2016 e casaram dois anos depois, mas o enlace não chegou sequer aos quatro meses. A cantora Miley Cyrus e o ator Liam Hemsworth até tiveram um relacionamento longo - perto de dez anos, embora com altos e baixos - mas o casamento, no final de 2018, não passou dos oito meses. O ator Mario Lopez e a antiga Miss USA Ali Landry namoraram seis anos antes de darem o nó, numa cerimónia no México, mas o casamento durou um par de semanas.
Fora dos ecrãs e dos palcos, também há situações destas. “Há casos de mais de uma década de relacionamento, mas depois o casamento não durou. Casos em que namoraram vários anos, compraram casa, marcaram casamento e depois não o concretizaram”, diz Cláudia Morais, psicóloga clínica e terapeuta de casal há 20 anos, que também se tem dedicado à investigação e já publicou diversos livros.