Figura conhecida em Itália, Agata Alonzo alia carisma, carreira na imprensa e paixão pelo desporto. Ao lado de Francesco Farioli, o nome apontado como o novo técnico azul e branco, promete cativar também os adeptos portugueses.
Corpo do artigo
Com a possível chegada de Francesco Farioli ao comando técnico do F. C. Porto, não será apenas o jovem treinador italiano que desperta curiosidade. Ao seu lado está Agata Alonzo, de 34 anos, uma figura pública em Itália, com percurso feito entre os palcos da moda, os ecrãs da televisão e o jornalismo desportivo.
Nascida em Catânia, no sul de Itália, Agata tornou-se conhecida aos 17 anos, ao participar no concurso Miss Italia em 2008. A visibilidade abriu portas no mundo do entretenimento e, em 2014, integrou o elenco do reality show "Ilha da tentação", onde se destacou como uma das “tentadoras”. Mais tarde, deu o salto para a informação, como repórter desportiva na estação Sportitalia, onde cobriu bastidores e mercado de transferências.
Apesar da proximidade com o futebol, a própria Agata admite que o interesse pelo desporto cresceu sobretudo nos últimos anos: “Comecei no jornalismo desportivo, mas só agora este mundo começou realmente a fascinar-me. Adoro descobrir o que está por trás de cada notícia. Os rumores de mercado são o que mais gosto de seguir.”
Agata e Farioli estão juntos, pelo menos publicamente, desde 2019, data em que partilharam a primeira fotografia como casal no Instagram. Têm dois filhos — Lea, de três anos, e Tommaso , de sete meses — e, apesar das exigências profissionais, priorizam a vida em família. Durante o nascimento do segundo filho, Agata ficou em Itália enquanto Farioli permaneceu em Amesterdão, a treinar o Ajax, o que gerou alguma polémica na altura.
Discreta, mas apaixonada pelo que faz, Agata mantém viva outra paixão de infância: a dança. Nos tempos livres, aproveita para estar com a família, agora prestes a iniciar uma nova etapa na cidade do Porto.