À espera de uma menina, atriz fala da felicidade da gravidez, mas também dos receios de ser mãe aos 46 anos. Quase a desistir do sonho, Alda Gomes entrega-se agora à maternidade com felicidade e consciência dos desafios futuros.
Corpo do artigo
Aos 46 anos, Alda Gomes vive um dos capítulos mais marcantes da sua vida. Depois de quatro anos e meio de tratamentos e de momentos em que pensou em desistir, a atriz está grávida pela primeira vez. À espera de uma menina, cujo nascimento está previsto para dezembro, Alda fala com emoção sobre a realização deste sonho e não esconde as reflexões sobre os desafios da maternidade tardia.
"Engravidar era um sonho muito grande, que demorou muitos anos a conquistar", confessou a atriz, recordando os obstáculos que enfrentou, incluindo o diagnóstico de artrite reumatoide.
Apesar da determinação, Alda admitiu que houve momentos de desânimo. "Pensámos em desistir. Houve uma altura em que falámos sobre o assunto", disse, referindo-se ao companheiro Vasco Teodoro, com quem partilha 12 anos de vida em comum.
Em conversa com Cristina Ferreira e Cláudio Ramos, no programa "Dois às 10" (TVI), a artista reconheceu que o avançar da idade lhe trouxe receios adicionais. "Quando começam a entrar os 40, 42, 44, há um friozinho na barriga: "Ah, meu Deus, vou ficar sozinha, não vou ser mãe." Sublinhou ainda que se trata da sua experiência pessoal e sem juízos sobre quem escolhe não ter filhos.
O casal vive agora a expectativa do nascimento da primeira filha, previsto para 26 de dezembro. Ainda sem nome escolhido, apenas sabem que será curto, com quatro letras no máximo.
Apesar da felicidade, Alda Gomes reflete sobre os desafios que a aguardam. "A adolescência desta criança será nos meus sessentas. E como é que será? Será que terei paciência, será que não terei? Serei a única mãe "cota" da escola?", questionou, como reflexão.