No Brasil, Angelina Jolie esteve em São José do Xingu, no estado do Mato Grosso, na quarta-feira. Ativista em prol de causas humanitárias, a atriz norte-americana encontrou-se com o cacique Raoni Metuktire, uma das referências da liderança indígena, na aldeia Piaraçu, antes da visita de Lula da Silva.
Corpo do artigo
Sem anúncio prévio, na quarta-feira, Angelina Jolie visitou aldeia Piaraçu, na Terra Indígena Capoto-Jarina, no Parque do Xingu, em Mato Grosso, Brasil, encontrando-se com o cacique Raoni Metuktire. Ativista humanitária, a atriz norte-americana e o líder indígena conversaram sobre temas prioritários para a comunidade.
No local, Angelina também interagiu com crianças e mulheres autóctones, como testemunham as imagens que circulam nas redes sociais, apesar de a própria não ter publicitado a iniciativa. A artista conversou ainda com a coordenadora executiva, Mayalu Txucarramãe.
A visita realizou-se em colaboração com a organização Re:wild, que se dedica à preservação da biodiversidade e ao apoio de iniciativas focadas na sustentabilidade ambiental. "A nossa luta pela proteção do nosso território e cultura é diária e ficamos felizes em saber que cada vez mais pessoas se juntem a nós nessa luta”, partilhou o Instituto Raoni.
Foi no final dos anos 1980 que o cacique Raoni conquistou reconhecimento internacional quando conheceu o músico britânico Sting, à criação da Rainforest Foundation, que atua na proteção da floresta e de seus povos tradicionais. Esta sexta-feira recebe o presidente do Brasil Lula da Silva, com temas como segurança alimentar, mudanças climáticas e fortalecimento das culturas na agenda.