Ator Antonio Fagundes, de 75 anos, lida com a diabetes tipo 2 "há uns anos". Atualmente, a doença está controlada, mas a estrela das novelas brasileira recorda que "a descoberta foi violenta" e perdeu "10 quilos numa semana".
Corpo do artigo
Afastado das novelas desde 2019, Antonio Fagundes surpreende em entrevista à "GQ Brasil" ao revelar que tem diabetes tipo 2, sendo obrigado reapreender a viver após o diagnóstico.
"A descoberta foi violenta, há uns oito anos. Perdi 10 quilos numa semana", recorda, aos 75 anos, e com a doença controlada. "Estou melhor do que muita gente que não tem diabetes", garante.
Entre os novos hábitos, o veterano ator brasileiro matém cuidados com a alimentação e exercício físico "quatro vezes por semana", a par com a medicação, em prol de uma boa qualidade de vida.
Antes de saber que tinha diabetes, diz que cometia erros sem consciência do que estava a fazer. "Comia muitas frutas, que têm frutose, uma espécie de açúcar, e não sabia que era um problema em excesso", sublinha. Fagundes acaba por citar Oscar Wilde, admitindo que deve ser "tudo com moderação, incluindo a moderação”.
A última novela que protagonizou foi "Bom Sucesso", ao lado de Grazi Massafera, em 2019. Dois anos depois, deixou de ter contrato com a TV Globo, após 44 anos de ligação. O artista tem estado mais focado no teatro, dividindo agora, e pela primeira vez, o palco com Christiane Torloni na peça "Dois de Nós", até 15 de dezembro, em São Paulo, Brasil.