Um vídeo da artista Jennie, do grupo feminino sul-coreano Blackpink, está a ser alvo de críticas depois da divulgação de um vídeo a fumar dentro de casa.
Corpo do artigo
No vídeo, que foi posteriormente apagado, a artista surge a exalar vapor, rodeada de um grupo de cabeleireiros e maquiadores.
Fumar dentro de casa é ilegal na Coreia do Sul e as imagens geraram manchetes e indignação online. Um internauta escreveu que o incidente terá acontecido em Capri, na Itália, onde Jennie estava a filmar, e solicitou que a Embaixada da Coreia do Sul na Itália e o Ministério dos Negócios Estrangeiros investigassem a cantora, de acordo com o "Korea Times".
Em declarações à AFP, o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Coreia do Sul disse, na terça-feira, que recebeu uma petição relacionada com o incidente.
A agência da artista, OA Entertainment, pediu desculpas em nome dela, dizendo que Jennie “lamenta profundamente o seu erro”. “Pedimos sinceras desculpas a todos que se sentiram desconfortáveis com as ações de Jennie”, disse a agência, em comunicado, esta a terça-feira. “A Jennie pediu desculpas pessoalmente a todos os funcionários locais que possam ter sido afetados".
As taxas de tabagismo são relativamente altas na Coreia do Sul, mas, de acordo com dados oficiais, apenas 5% das mulheres sul-coreanas fumavam em 2022, em comparação com 30% dos homens.
As estrelas sul-coreanas passam por um treino rigoroso durante anos antes da sua estreia e obedecem a altos padrões de comportamento, sendo amplamente proibido fumar, namorar e dizer palavrões, especialmente nos primeiros anos de carreira.
Jennie já confessou ter tido dificuldades com essas expectativas. “É muito duro”, disse Jennie, num documentário da Netflix. “Não tínhamos permissão para beber, fumar ou fazer tatuagens”, afirmou, recordando o período de treino.
Blackpink é um dos grupos femininos de K-pop de maior sucesso da Coreia do Sul.