David Beckham, Oprah, Bella Adid e a portuguesa Ana Varela estão entre os famosos que apostam em hortas biológicas caseiras, por defesa da saúde e da autossustentabilidade. Veja o que pode plantar em maio.
Corpo do artigo
Largam guiões, passarelas, câmaras e metem as mãos na terra para semear e, depois, colher produtos biológicos. Nas redes sociais mostram-se, com orgulho, na pele de hortelãos. São artistas que, de enxada na mão, defendem a autossuficiência alimentar em prol do planeta Terra. A atriz portuguesa Ana Varela é um desses casos.
“Este ano tive abóboras, curgetes, beterrabas, espinafres, alfaces, alho francês, cebolas, pepinos e agora está na altura de colher os tomates mais saborosos que já provei na vida. Tudo cultivado com muito, muito amor! Cuidar de uma horta, mexer na terra, sentir os aromas, registar as cores, observar o ciclo de vida de perto é profundamente terapêutico”, escreveu a atriz nas redes sociais, mostrando-se a colher tomates.
Cuidar da saúde
“Ao mesmo tempo que cuido da saúde da minha família com legumes e frutas biológicos, cuido do meu planeta. Produzir os meus próprios alimentos deixa-me mais perto de uma autossuficiência alimentar, reduz o número de embalagens que compro, reduz as emissões ligadas ao transporte dos hortícolas que consumo e reduz a agressão ao meio ambiente pois faço um cultivo livre de pesticidas e fertilizantes químicos”, acrescenta.
Também o ex-futebolista David Bechkam e família são fãs das hortas caseiras, partilhando imagens do que vão plantando. A comunicadora americana Oprah Winfrey faz jus em mostrar-se com o que vai colhendo na sua propriedade, onde também tem (tal como Beckham) galinhas.
Bella Adid, modelo, vai mais longe e, para além de produtos hortícolas, faz questão de plantar árvores e ervas aromáticas. Cria gado ovino, cavalos e abelhas.
As modelos Gisele Bundchen e Christie Brinkley, bem como atriz Eva Longoria, são outras aficionadas das hortas caseiras.
O que plantar em maio
Legumes e hortaliças: alfaces, acelgas, aipo, agrião, alho-francês, espinafres, beterraba, beringela, couves, brócolos, canónigos (ou alface de cordeiro), cebolas, chicória, curgete, rúcula, pimentos e malaguetas, tomate.
Ervas aromáticas: alecrim, salsa, coentros, cebolinho, tomilho, orégãos, loureiro, salva, segurelha, erva-cidreira, funcho, estragão, hortelã, camomila, erva-do-caril.
Flores: alyssum, girassois, tagetes, zínias, gerânios, bidens, capuchinhas, cravíneas, petúnias.
Frutos vermelhos e outros: amoras, framboesas, groselhas, mirtilos, maracujá.