Festival de Cinema atribuiu este ano três prémios carreira: a Javier Bardem, Cate Blanchett e Pedro Almóvar. Mas foi Penélope Cruz quem acabou por ser a grande elogiada do certame.
Corpo do artigo
O festival de cinema de San Sebastian, no País Basco tem sido um frenesim de emoções. Na sexta-feira à noite, decorreu um dos momentos mais adoráveis do certame, quando o ator espanhol Javier Bardem recebeu o prémio carreira.
“Para a mulher que amo e com quem partilho a vida, quero agradecer e manifestar a minha profunda gratidão pelo ser humano que é e como pode ser responsável pela vida, pela vida dos seus filhos, pela vida da sua família, da sua mãe, dos seus amigos, da vida dos outros, de tantas pessoas que não conhece e pelas quais sofre e cuida e sem dúvida a vida deste senhor que está aqui, que te ama e agradece muito por isso”, disse referindo-se à sua mulher, Penélope Cruz.
O casal de atores casou em 2010 e tem dois filhos, Leo e Luna. O ator deveria ter recebido o prémio o ano passado, mas acabou por não o fazer dada a greve dos atores SAG-AFTRA, em 2023.
Ontem foi a vez de Cate Blanchett ser galardoada em San Sebastian.
A atriz já ganhou dois oscars como melhor atriz por “Blue Jasmine” (2013), de Woody Allen, e melhor atriz secundária pela sua impressionante representação como Katherine Hepburn em “O Aviador” (2004), de Martin Scorsese. O festival considerou que ela é “uma das principais atrizes do cinema contemporâneo” com uma “carreira que combina cinema de autor com os filmes populares junto do grande grande público”. O terceiro galardoado desta edição com o prémio carreira foi o cineasta Pedro Almodóvar.

