Cirurgia complexa obrigou Ana Catarina Afonso a afastar-se temporariamente da vida pública. Atriz recupera bem após a remoção de um tumor benigno no ouvido interno.
Corpo do artigo
Conhecida pelos seus papéis em séries e novelas como "O Clube" e "Terra Brava", Ana Catarina Afonso, de 48 anos, esteve afastada da vida pública devido a uma cirurgia delicada para remoção de um tumor benigno.
A atriz partilhou a sua experiência no podcast “N’A Caravana”, onde explicou os motivos que a levaram a manter distância, inclusive em encontros casuais.
Foi há cerca de seis meses que Ana Catarina foi submetida a uma operação complexa para retirar um Schwannoma, um tumor benigno localizado no ouvido interno.
A intervenção cirúrgica durou praticamente todo o dia — das 7h às 19h — e representou um grande desafio para a artista e para a sua família. Sobre o diagnóstico, Ana Catarina confessou: “Foi um choque. Não estava preparada para ouvir aquilo. Quando o otorrino me disse, de forma muito crua, quais eram os riscos associados, senti um impacto enorme.”
A atriz revelou ainda que, durante os quase dez meses entre o diagnóstico e a operação, viveu emoções intensas que nunca antes experimentara: “Soube o que eram ataques de ansiedade, nunca tinha sentido isso na pele.”
No podcast, explicou também o motivo pelo qual se manteve afastada da vida social, como no caso de um encontro recente no supermercado com a criadora de conteúdos Rita Ferro Alvim: “Tinha acabado de sair de uma cirurgia muito delicada. As limitações faciais eram muito marcantes e eu queria evitar a todo o custo ver pessoas conhecidas.”
Apesar dos desafios, Ana Catarina sublinhou que se tratava de “uma coisa benigna, felizmente”. E acrescentou: “Tenho imensa sorte, mas não deixou de ser uma operação muito delicada.”