Bombeiro de Braga herdeiro de Marco Paulo renovou baixa médica por mais um mês. O operacional era fotografado por populares sempre que saía à rua em ocorrências e teve que se resguardar.
Corpo do artigo
O bombeiro sapador bracarense Eduardo Ferreira (Dudu) renovou esta semana mais um mês de baixa médica. A razão é psicológica: o operacional de 39 anos está a acusar o stress provocado pela fama súbita e consequente pressão mediática e nas redes sociais.
Dudu é agora presença permanente nas revistas e jornais devido ao facto de ser herdeiro de dez por cento da fortuna do cantor Marco Paulo, que morreu em outubro, com 79 anos, vítima de cancro.
O testamento do artista excluiu a sua família direta, entre irmãos e sobrinhos, e designou apenas dois outros herdeiros: o seu compadre Toni e o afilhado Marquinho, que, juntos, recolhem 90% do património de Marco Paulo, calculado em cerca de 60 milhões de euros.
Aconselhado pela chefia a resguardar-se
Esta é a segunda baixa médica de Dudu e foi já confirmada ao JN pelo próprio operacional da Companhia de Bombeiros Sapadores de Braga, que já esgotou também os seus dias de férias anuais.
Depois de se saber que é o herdeiro-surpresa do cantor, que conheceu em 2021, Dudu, que já era muito conhecido em Braga pelas atividades desportivas e pelo seu benfiquismo, além de ser apoiante do PS, defrontou-se nesses dias de trabalho com muitas abordagens na rua e era fotografado sempre que saía para ocorrências.
Terá sido aconselhado pelas chefias dos Bombeiros Sapadores de Braga a resguardar-se, o que no serviço operacional era, na prática, impossível, sentindo-se "muito pressionado" pelo súbito mediatismo, e, após gozar três dias de férias em atraso, entrou logo em baixa médica.
Tributo a Marco Paulo em 2019
Por coincidência, o turno de que faz parte Dudu estava escalado para trabalhar na noite de consoada de Natal. A data é especial: foi na noite de 24 para 25 de dezembro de 2019 que os Bombeiros Sapadores de Braga, impulsionados por Dudu, fizeram um tributo a Marco Paulo. Juntamente com duas bombeiras e dez bombeiros, formaram um coro que entoou a canção "Na hora do adeus", de Marco Paulo.
O artista tomou conhecimento da homenagem através do vídeo gravado e divulgado nas redes sociais e entrou em contacto com a Companhia de Braga, mostrando-se muito sensibilizado com a iniciativa e prometendo visitar o batalhão.
Visita demorou mais de um ano
No entanto, só apenas cerca de um ano e meio depois, no dia 12 de maio de 2021, foi possível concretizar o primeiro encontro, em Braga, devido aos espetáculos e outros afazeres profissionais, mas principalmente pela doença oncológica que já afetava Marco Paulo.
A data foi combinada entre Dudu e a enfermeira Maria do Céu Ameixinha, coordenadora em Braga do plano de vacinação da covid-19, para coincidir com a bênção das batas dos novos enfermeiros, realizada no Santuário do Sameiro, em Braga.
Entretanto, com o prolongamento da sua baixa médica por mais 30 dias, Dudu já não estará a trabalhar no Natal, no Ano Novo e no Dia de Reis, ele que costuma ser, justamente, um dos grandes animadores locais desses períodos festivos.