Cambridge vai dar título honorário ao rapper Stormzy por bolsas de estudo para alunos negros
A estrela do hip-hop Stormzy vai receber um título honorário de Cambridge, onde lançou um programa de bolsas de estudo para estudantes negros, informou a prestigiada universidade britânica esta quarta-feira.
Corpo do artigo
O rapper britânico, cujo nome verdadeiro é Michael Omari Owuo Junior, "vai receber um doutoramento em Direito em reconhecimento do seu trabalho filantrópico e impacto em diversos campos, incluindo educação, música, desporto e literatura", disse Cambridge no seu site.
Stormzy, que tem 9,5 milhões de ouvintes mensais no Spotify, receberá o seu diploma honorário após aprovação da Regent House, o órgão regulador da universidade.
A estrela de 31 anos tem uma longa relação com Cambridge. Em 2018, lançou um programa para fornecer propinas integrais e despesas de subsistência para dois estudantes negros britânicos estudarem na universidade. Desde então, o programa foi alargado para financiar 12 bolsas anuais, de acordo com Cambridge, que disse que um total de 55 alunos as receberam até agora. "O 'efeito Stormzy' foi creditado por contribuir para o aumento das inscrições em Cambridge de estudantes negros em todo o Reino Unido", afirmou.
Stormzy foi notícia em janeiro por motivos menos nobres, quando um juiz de Londres o proibiu de conduzir durante nove meses depois de ter sido apanhado a usar um telemóvel ao volante do seu Rolls-Royce.
Outros laureados programados para receber títulos honorários de Cambridge na próxima sessão incluem a ativista e académica norte-americana Angela Davis, um ícone da luta contra o racismo.