Kristin Davis e Carolina Dieckmann foram as últimas famosas a mostrarem-se sem maquilhagem. Pamela Anderson até em eventos aparece ao natural. Em Portugal, Cristina Ferreira não se coíbe de posar de rosto limpo.
Corpo do artigo
Com profissões que obrigam a muitas horas com os rostos carregados de maquilhagem, são várias as famosas que, regularmente, se mostram de “cara lavada”. Por norma, é nas pausas do trabalho e nas férias que exibem uma imagem ao natural, colhendo aplausos dos que as seguem nas redes sociais.
Muitas vezes criticada pelas intervenções estéticas a que se submeteu, a 2 de abril, a estrela de Hollywood Kristin Davis, de 59 anos, partilhou um autorretrato que lhe realçou o rosto limpo.
“Ficas realmente bonita sem maquilhagem”, comentou um internauta, enquanto outro pediu à intérprete de Charlotte na série “O sexo e a cidade” para não fazer “mais nada na cara”. “Você tem a sorte de ser linda naturalmente”, sublinhou o mesmo seguidor.
Valorização
Descontraída, esta semana, a atriz brasileira Carolina Dieckmann, de 45 anos, voltou a deixar-se ver sem caracterização. “Lindíssima”, reagiram os fãs, com alguns a destacarem que mantém os traços de adolescente, quando se estreou na ficção.
“No dia a dia, sou despojada, sempre fui. Sempre admirei o natural, acho que isso que chama a atenção em mim, nas pessoas, elas não se acharem bonitas e valorizarem o natural”, confessou a protagonista, o ano passado, no podcast “Quem Pode, Pod”.
Mais madura, a também atriz norte-americana Michelle Pfeiffer, de 65 anos, provou há muito saber envelhecer com graça, e as “selfies” assim o confirmam. A mais recente celebrou a chegada da primavera e valeu-lhe rasgados elogios. “Sempre linda, mesmo sem algo desnecessário como maquilhagem. O olhar mais doce”, sublinhou um comentário.
Naturalidade apreciada
Como canta Agir, “quando ela vai sair/Ela quer mudar por isso pinta os olhos/ E põe pestanas para melhorar”, mas é de “cara lavada” que Cristina Ferreira, de 46 anos, goza os tempos livres, junto ao mar na Ericeira ou de férias além-fronteiras. Quando acontece, os seguidores dizem que a apresentadora e diretora da TVI parece “muito mais jovem” e outros até a aconselham a apostar mais vezes na naturalidade.
Por cá, assim como lá fora, não faltam exemplos em sintonia com uma tendência que a pandemia afirmou. Em março, a atriz portuguesa Cláudia Vieira, de 46 anos mostrou-se igualmente sem base, blush, batom ou máscara de pestanas, durante um fim de semana em família, num resort de Troia. “És tão bonita, ainda mais na simplicidade”, enalteceu uma seguidora.
Na passadeira vermelha
Há também quem não se coíbe de desfilar sem maquilhagem na passadeira vermelha de importantes eventos. A atriz norte-americana Pamela Anderson, de 56 anos, já o fez mais do que uma vez. A última foi, em dezembro, nos British Fashion Awards, em Londres.
O objetivo é claro: descolar-se da imagem exuberante de outros tempos. A icónica “sex symbol” de “Marés vivas” admitiu que se ri ao aperceber-se que está a envelhecer e encara esta nova fase como “libertadora, divertida e rebelde”.
Conselhos a seguir
Andar sem maquilhagem implica cuidados em prol de uma tez vivaça e tonificada e, como aponta o médico especialista em harmonização orofacial, André Carvalho Costa, há necessidades específicas que aconselham orientação. Entre as dicas gerais, o especialista destaca:
1. Limpeza adequada da pele com um produto suave e específico para o tipo de pele, de preferência sem ingredientes agressivos. Limpar a pele de manhã e antes de se deitar ajuda a remover impurezas e resíduos acumulados.
2. A hidratação é fundamental para manter a pele saudável e com um aspecto jovem. Use um hidratante facial adequado para tipo de pele, de preferência com ingredientes como ácido hialurónico, vitamina C e antioxidantes.
3. O uso diário de protetor solar é essencial para prevenir danos causados pelos raios ultravioleta (UV), incluindo o envelhecimento precoce da pele e o surgimento de manchas.
4. Uma dieta equilibrada, rica em frutas, vegetais, proteínas magras e gorduras saudáveis, pode ajudar a manter a pele saudável e radiante. Além disso, beber bastante água é fundamental.
5. A prática regular de exercício físico ajuda a melhorar a circulação sanguínea, o que contribui para uma pele mais saudável. Além disso, o exercício também ajuda a reduzir o stress, que afeta negativamente a aparência da pele.
6. Ter uma boa qualidade de sono é fundamental para a regeneração da pele. Tente dormir pelo menos 7/8 horas por noite e adote uma rotina relaxante antes de dormir.