Cláudio Ramos denuncia burla de 27 mil euros: "Disse à minha mãe que era minha namorada"

Durante o programa "Dois às 10", Cláudio Ramos partilhou que um burlão se fez passar por si e convenceu uma mulher de que eram namorados
Foto: Instagram de Cláudio Ramos
Apresentador da TVI revelou em direto que um burlão se fez passar por si para enganar uma mulher. A vítima acreditou estar num relacionamento com Cláudio Ramos e acabou por perder 27 mil euros.
Corpo do artigo
Cláudio Ramos surpreendeu o público, esta segunda-feira, ao recordar um episódio pessoal durante o programa "Dois às 10". Enquanto comentava com Cristina Ferreira uma burla de que o cantor Zé Amaro foi alvo, o apresentador revelou que também já viveu uma situação idêntica.
"Uma mulher foi enganada em 27 mil euros, [o burlão] fez-se passar por mim", contou, perante o espanto da equipa e dos telespectadores. Segundo o comunicador, a vítima acreditava que mantinha um relacionamento com ele e chegou mesmo a deslocar-se até à sua casa do Alentejo.
"A senhora foi ter comigo à minha casa do Alentejo. Tenho a fotografia dela, foi lá a Polícia e tudo. Ela foi dizer à minha mãe e à minha irmã que era minha namorada... ainda se fosse um homem", relatou Cláudio Ramos, entre a surpresa e o tom irónico que o caracteriza.
"Não foi esperta para perceber que não era eu"
O caso, contou, teve contornos ainda mais inusitados. "Não foi esperta para perceber que não era eu, mas foi esperta para ligar para uma revista, fazer um print das mensagens e mandá-las todas", lamentou, referindo-se ao momento em que a mulher decidiu divulgar a alegada relação.
Durante a conversa, a psicóloga Vera de Melo lembrou que muitas vítimas destes esquemas são persuadidas por burlões com discursos afetivos e convincente manipulação emocional. O apresentador, porém, foi mais direto: "As pessoas também se deixam enganar porque querem. Então se a mulher sabe perfeitamente que eu não tenho namorada...".
Não é a primeira vez que Cláudio Ramos alerta para o uso indevido da sua imagem. Em março, o apresentador avisou os seguidores das redes sociais sobre perfis falsos que pediam dinheiro e bens materiais em seu nome. "A Internet tem coisas boas, mas também as más, onde gente sem carácter entra em ação e atinge os mais desatentos e muitas vezes mais frágeis", sublinhou na altura.
O rosto das manhãs da TVI reforçou agora o alerta: "Cabe a cada um de nós ter a responsabilidade e cautela de ver com quem conversa. Denunciem as contas e, se se sentirem enganados, procurem as autoridades."

