Cliff Richard revela cancro da próstata aos 85 anos e apela ao rastreio no Reino Unido

Aos 85 anos, Cliff Richard diz que a deteção precoce do cancro da próstata foi decisiva para o sucesso do tratamento e apela a mais exames de rastreio
Foto: Adrian Dennis/AFP
Artista britânico contou que o cancro foi detetado num exame de rotina feito antes de uma digressão e diz que o diagnóstico precoce foi decisivo. Numa entrevista recente, Cliff Richard voltou a explicar por que razão sempre protegeu a sua vida pessoal, incluindo a sexualidade.
Cliff Richard revelou esta segunda-feira que foi diagnosticado com cancro da próstata no final de 2024, depois de se submeter a um exame médico de rotina exigido pelo seguro antes de iniciar uma digressão internacional. O cantor britânico, de 85 anos, explicou que a doença foi detetada numa fase inicial e que o tratamento foi bem-sucedido, encontrando-se atualmente sem sinais ativos da doença.
Em entrevista ao programa "Good Morning Britain", da ITV, o artista contou que o diagnóstico surgiu pouco antes de viajar para a Austrália e a Nova Zelândia. "Eu ia à Austrália e à Nova Zelândia e o promotor disse: "Precisamos do teu seguro, por isso precisas de fazer um exame". Descobriram que eu tinha cancro da próstata", relatou. Segundo explicou, a deteção precoce foi determinante para o prognóstico: "A sorte foi que não era muito antigo e que não tinha metastizado. Não se tinha espalhado, nada para os ossos ou algo do género."
Apesar do sucesso do tratamento, Cliff Richard reconheceu que a incerteza faz parte do percurso de quem enfrenta a doença. "Não sei se vai voltar. Não podemos saber esse tipo de coisas, mas precisamos, sem dúvida, estou convencido, de fazer exames, fazer check-ups", afirmou, deixando um apelo claro à prevenção, sobretudo junto dos homens.
Saúde pública e reserva pessoal
Na mesma entrevista, o cantor considerou "absolutamente ridícula" a inexistência de um programa nacional de rastreio do cancro da próstata no Reino Unido e manifestou a intenção de colaborar com o rei Carlos III para reforçar a deteção precoce da doença no seu país. "Todos merecemos ter a mesma oportunidade de fazer o exame e iniciar o tratamento o mais cedo possível", defendeu, acrescentando que o tema surge repetidamente nas conversas que mantém com outras pessoas diagnosticadas.
A exposição mediática em torno do seu estado de saúde voltou também a trazer à tona antigas especulações sobre a sua vida privada. Ao longo de décadas, Cliff Richard tem sido alvo de rumores sobre a sua sexualidade, um tema que sempre se recusou a comentar publicamente. "Não falo da minha família e certamente não falo da minha sexualidade", afirmou numa entrevista ao programa "Loose Women", explicando que há aspetos da sua vida que considera exclusivamente seus.
"O meu lado pessoal é absolutamente da minha conta e não é da conta de mais ninguém", sublinhou, acrescentando que prefere manter uma linha clara entre a carreira pública e a intimidade. Ao mesmo tempo, o cantor já afirmou no passado apoiar o casamento entre pessoas do mesmo sexo, defendendo que os adultos devem ser livres de viver como entenderem.
Com uma carreira de mais de seis décadas, iniciada no final dos anos 50, Cliff Richard foi uma das primeiras grandes estrelas do pop britânico, ainda antes dos Beatles, e construiu uma relação duradoura com o público dentro e fora do Reino Unido. Aos 85 anos, transforma agora uma experiência pessoal num alerta de saúde pública, mantendo intacta a reserva que sempre marcou a forma como gere a sua vida privada.

