Despedido em 2022, após mais de 22 anos como manager dos Coldplay, Dave Holmes processou a banda, exigindo 11,5 milhões de euros de comissões. Em troca, foi confrontado com um pedido de indemnização no valor dos 16 milhões. Agora, segundo a imprensa britânica, o grupo chegou a acordo com o antigo agente.
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Tudo começou em agosto de 2023, quando Dave Holmes, que foi manager dos Coldplay durante mais de 22 anos, exigiu comissões um ano após ser despedido. Na queixa original, o ex-agente reclamava 10 milhões de libras (cerca de 11 milhões de euros).
“Holmes conseguiu sucesso nos Coldplay durante mais de 22 anos, tornou-os uma das bandas mais bem-sucedidas da história. Agora, o grupo nega pagar o que deve”, declarou o seu advogado à revista “Variety”. Dave Holmes alegava ter trabalhado nos lançamentos dos próximos dois álbuns da banda e não ter sido recompensado, razão pela qual surgiu a disputa contratual.
Em resposta, os Coldplay processaram-no por, alegadamente, ter pedido dois empréstimos à Live Nation sem o conhecimento da banda, além de garantirem que o contrato do agente não foi renovado devido à sua “conduta”. Isto porque o orçamento da digressão “Music of the Spheres”, que passou por Coimbra em maio do ano passado, terá sido ultrapassado em mais de 20 milhões de euros devido a erros de Holmes.
Para evitar mais polémicas, a formação liderada pelo vocalista Chris Martin acordou pagar uma indemnização na ordem dos sete dígitos, conforme avança a imprensa britânica, sendo menos do que aquilo que Dave reclamava. Atualmente, Phil Harvey é o manager dos Coldplay.