Arrancam amanhã e prolongam-se até dia 14 as Festas de Vizela, uma oportunidade para conhecer a cidade que, este ano, celebra o 25º aniversário da sua elevação a concelho.
Corpo do artigo
Há concertos com nomes conhecidos como Carlão (Da Weasel), dia 13, o Dj Pete Tha Zouk, dia 12 e Dino D’Santiago, dia 11. Mas também não faltam os habituais atrativos de uma celebração popular, como a feira de artesanato, o encontro internacional de bombos, dia 13, a pedalada às tasquinhas, dia 12, ou o torneio de sueca na Casa do Benfica.
Um dos momentos altos destas festas, que se realizam desde 1953, é a reconstituição histórica “Vizela dos Tempos Idos”, que acontece na noite do último dia, antes do monumental fogo de artifício dar por terminada a semana de folia.
A chegada do comboio a Vizela, em 1883, o Tratado de Tagilde, as invasões francesas, a inauguração do casino e dos banhos termais, foram alguns dos temas para carros alegóricos que em outros anos percorreram as ruas da cidade no cortejo “Vizela dos Tempos Idos”. São precisos cerca de 700 figurantes para pôr de pé este que é um dos momentos altos das festas da cidade e aquele que atrai mais visitantes.
Este ano, a novidade é a Silent Party, no dia 11, com dois Dj’s a animar a Rua dr. Pereira Caldas. Um vai passar música popular, o outro house music, os participantes escolhem qual é que querem ouvir nos seus auscultadores.
Festas de Vizela
De 7 a 14 de agosto
Concertos de Carlão (Da Weasel), dia 13, o Dj Pete Tha Zouk, dia 12 e Dino D’Santiago, dia 11