Visuais de cabelo modernos e sempre bem a qualquer momento é a combinação perfeita. Bruna Santana, cabeleireira de celebridades como as atrizes Matilde Reymão, Jessica Athayde e Isabel Figueira e a influenciadora Madalena Abecasis, detalha tendências para esta primavera e verão de 2025
Corpo do artigo
Nova estação, novos looks. E se a época pede cabelos mais soltos e mais leves à conta da subida das temperaturas, há um fator que se assume sempre intemporal na hora da decisão: escolher visuais de cuidado fácil e prático, não requerendo muito do parco tempo que existe no dia a dia.
A hairtsylist Bruna Santana, responsável pelos looks de personalidades como as atrizes Matilde Reymão, Jessica Athayde, Sílvia Rizzo, Rita Loureiro, Isabel Figueira, Teresa Tavares, Joana Seixas, Bárbara Norton de Matos, a influenciadora Madalena Abecasis e a comentadora e política Joana Amaral Dias, respondeu ao desafio e resolveu a equação do momento: definiu três tipos de cortes de cabelo que são tendência e que conseguem, ao mesmo tempo, ser de baixa manutenção, sendo, por isso, práticos.
Veja abaixo as principais propostas para cabelos curtos, médios e cumpridos e deixe-se inspirar.
Shaggy Pixie: Proposta junta “o curtíssimo Pixie na zona do occipital com o comprimento na nuca e nas zonas laterais frontais do Shaggy”, define Bruna Santana. Para a especialista, este corte de cabelo deixou de estar classificado como “alternativo” e ganhou amplo espaço, “fazendo parte do dia a dia de muitas mulheres”. “O segredo, além de ser bem executado, é ter algum jeito com o styling que pode ser feito usando produtos como, mousses, ceras e texturizadores”, recomenda.
Italian Bob: “Chiquíssimo” e um clássico que nunca passa de moda. “É para quem quer demonstrar um posicionamento forte e, ao mesmo tempo, estar elegante”, analisa Bruna Santana, que elenca ainda opções possíveis para quem opta por este tipo de corte. “A depender da textura do cabelo, podemos também arriscar uma franja e dar bastante movimento frontal em técnica de corte slice que afina e dá movimento no contorno do rosto”, refere. Para quem gosta da linha reta de base de comprimento, esta “pode começar na altura do maxilar e ir até dois a três cêntimos abaixo do queixo”, dependendo depois dos gostos e das especificidades do rosto de cada cliente.
Franjas e cabelos compridos: A hairstylist revela que este visual é o mais pedido nos salões. “O ponto-chave é que, a depender do styling escolhido, as franjas tanto podem conferir um ar mais romântico, mais sexy, mais poderoso, mais descontraído e até serem levadas a brilhar nas red carpets”, recomenda Bruna Santana. O comprimento está também sujeito a adaptações, podendo ir dos “mais curtos na parte central até um pouco mais comprido e penteado ligeiramente para o lado”, sendo esta segunda possibilidade a mais aconselhada "para quem ainda não tem a certeza que conseguirá aderir à tendência". Assim, sugere Bruna Santana, “com este tipo de penteado, é possível voltar a encaixar no resto do cabelo e fazer parecer que a franja não está lá”.
A hairstylist, nascida no Bahia, Brasil, está em Portugal há quase 20 anos. Em 2011, começou o seu percurso pelos salões de cabeleireiro e, nove anos depois, abriu o seu primeiro espaço. Bruna Santana diz privilegiar soluções que somem “cabelo saudável a fácil manutenção, com menor dependência do salão e um cuidado personalizado em casa”.