No dia seguinte à revelação pública, a ex-apresentadora Dália Madruga destacou a coragem do marido, o cavaleiro tauromáquico Marcos Tenório Bastinhas, que lida com uma depressão, e reforçou a urgência de se falar abertamente sobre saúde mental. Para ela, partilhar a dor pode ser o primeiro passo para a cura.
Corpo do artigo
Dália Madruga e Marcos Tenório Bastinhas estiveram no programa “Dois às 10”, da TVI, onde o cavaleiro tauromáquico revelou estar a passar por uma “depressão profunda”. “Em 25 anos de carreira, nunca senti a necessidade de parar. Hoje, no entanto, preciso de parar”, confessou.
Marcos explicou que os sintomas se prolongaram: “Há muito que não me sinto bem nem capaz de dar o meu melhor na minha profissão. Isolava-me da família e foi aí que aceitei a ajuda de profissionais, reconhecendo que estava numa depressão profunda.” O cavaleiro acrescentou: “A postura que tinha na vida era andar para a frente e posso ter ficado um bocadinho para trás.”
A perda do pai, o também cavaleiro Joaquim Bastinhas, em 2018, foi apontada como um momento particularmente difícil. “O Marcos tem um luto muito mal feito”, revelou Dália Madruga. O casal também sofreu uma perda gestacional, outro golpe duro que pesou no seu estado emocional.
Este sábado, um dia após a entrevista, Dália recorreu ao Instagram para desabafar. “Ontem foi um dia intenso. Carregado de emoções, reflexões e, acima de tudo, coragem”, começou por partilhar.
Sobre a decisão do companheiro, escreveu: “O meu marido tomou a difícil, mas nobre decisão de partilhar publicamente que está a atravessar uma depressão. Não foi fácil. Mas foi um ato de coragem. Um gesto de amor, não só por ele próprio, mas por todos aqueles que, em silêncio, podem estar a viver algo semelhante e não sabem como pedir ajuda.”
Dália reforçou ainda a necessidade urgente de falar sobre saúde mental. “Acreditamos que falar é o primeiro passo. E que ninguém deve sentir-se envergonhado por estar doente — seja física ou emocionalmente. As doenças existem. A dor existe. E esconder não cura”, frisou.
Sobre o apoio recebido, destacou: “O amor e apoio que recebemos foi algo que nos tocou profundamente. Ficámos sem palavras. E é esse amor que nos dá forças para continuar.”
Na véspera, a empresária mostrou também o seu compromisso e apoio ao marido. “Nunca lhe larguei a mão, porque não concebo a ideia de perder o amor da minha vida”, confessou, notando que passou meses a acompanhar Marcos para garantir que ele não desistisse.
Quanto ao futuro, Marcos Bastinhas explicou que vai afastar-se para cuidar da saúde. “É um momento de tranquilidade, de retiro de paz, de reencontrar-me comigo e com os meus, para todos juntos seguirmos em frente”, confidenciou, reconhecendo que “é um bilhete de ida, mas também está comprado o de volta”. “Só não tem data marcada”, acrescentou.
Com esta partilha, o casal procura contribuir para a normalização da saúde mental e incentivar quem sofre em silêncio a procurar ajuda. “Hoje, seguimos com o coração mais leve e a certeza de que partilhar é também transformar. Se este gesto ajudar nem que seja uma pessoa a procurar ajuda, já valeu a pena. Cuidem de vocês e dos que estão à vossa volta. Falar salva vidas”, concluiu Dália Madruga.