O empresário e ex-futebolista britânico David Beckham venceu processo milionário que visava punição de quem fazia contrafação da sua marca, DV Ventues, mas só vai receber 411 mil euros em vez dos 282 milhões que pretendia.
Corpo do artigo
David Beckham interpôs um processo judicial contra falsificadores que vendem, pela internet, contrafações dos produtos da sua marca, a DB Ventures.
O caso teve agora desfecho e Beckham saiu vencedor da batalha, mas sem o valor que pretendia: em vez dos 240 milhões de libras (cerca de 282 milhões de euros) o tribunal decidiu aplicar uma indemnização de 325 mil livras (perto de 411 mil euros).
A marca do ex-futebolista abrange vestuário, fragâncias e acessórios de moda. Com a proliferação da contrafação, segundo Beckham, a DB Ventures ficou em causa, com os falsificadores a terem muito lucro.
"A venda desses produtos representa uma ameaça real à marca da DBV e afeta a sustentabilidade do seu negócio. Afeta também indivíduos e empresas que os compram involuntariamente", refere a queixa apresentada pelo também empresário.
Segundo Jeffrey Sladkus, da The Sladkus Law Group, gabinete de advogados que tem o processo em mãos, os contrabandistas são "difíceis de encontrar", uma vez que têm moradas e números de telefone desconhecidos ou incorretos. Mesmo assim, terão agora de parar de vender e desistir de todos os lucros.