Dívida de milhões motiva desavença entre Justin Bieber e ex-agente Scooter Braun
Acusações de desvio de fundos e auditorias contraditórias colocaram Justin Bieber e Scooter Braun em lados opostos de uma disputa milionária. O conflito teve início após o cancelamento da digressão mundial “Justice”, em 2023, que deixou o cantor com uma dívida para com o ex-agente.
Corpo do artigo
A relação entre Justin Bieber e o seu antigo agente, Scooter Braun, ter-se-á deteriorado por questões financeiras, depois de o cantor canadiano ter alegado que o ex-manager desviou milhares de euros da sua conta. No entanto, uma investigação da TMZ revelou que a razão poderá estar do lado contrário.
Em março de 2023, após ter sido diagnosticado com síndrome de Ramsay Hunt, Justin Bieber cancelou a digressão mundial "Justice" – que incluía uma passagem por Portugal –, acumulando uma dívida de 24 milhões de dólares (cerca de 21 milhões de euros) junto da promotora AEG. O cantor havia recebido um adiantamento de 40 milhões (36 milhões de euros), mas acabou por abandonar o projeto pouco depois de este ter começado.
Segundo o site de celebridades, Scooter Braun ter-se-á oferecido para liquidar a dívida do artista em nome da sua empresa, a HYBE America. No entanto, Justin Bieber teria de reembolsar o montante em prestações ao longo de um período de dez anos. Contudo, após o pagamento da primeira prestação, o cantor, atualmente com 31 anos, terá abandonado o acordo, deixando o agente com prejuízo.
Gerente nega dívidas
Do lado de Justin Bieber, a sua agente, Lou Taylor, alega que o ex-manager recebeu 26 milhões de dólares (cerca de 23 milhões de euros) a mais do que o estipulado em comissões. No entanto, uma auditoria realizada à empresa de Scooter Braun revelou que, na verdade, o empresário terá recebido menos um milhão de euros do cantor. A equipa de Bieber, porém, contesta os resultados, alegando que os dados da auditoria foram manipulados.
Para refutar as alegações de Lou Taylor, a empresa de Scooter Braun submeteu-se a uma auditoria realizada por uma entidade independente. Os resultados indicaram que o valor em falta de Bieber para Braun é de oito milhões de dólares (sete milhões de euros), um montante significativamente superior ao milhão inicialmente referido.
Vale recordar que Scooter Braun foi um dos principais responsáveis pela carreira de sucesso de Justin Bieber, desde que o descobriu em 2008 até ao ano passado, quando decidiu pôr fim à sua atividade como manager para se dedicar a outros projetos.